Cumprindo uma agenda propositiva e de luta para os professores e professoras, a diretoria do Sindeducação realizou na quinta-feira, 5 de agosto, duas importantes reuniões que trataram sobre a educação pública municipal, investimentos e valorização dos profissionais da educação.
Pela manhã, seguindo com o compromisso de buscar um diálogo permanente com o Parlamento Municipal, solicitando ajuda para temas prioritários da educação pública, em reunião com o Coletivo Nós (PT), a entidade sindical pediu apoio dos co-vereadores para que a Câmara Municipal de São Luís possa ter mais sensibilidade, discuta pautas e crie projetos que possam garantir a valorização de toda a categoria e possa fazer justiça aos 4 anos que a Prefeitura de São Luís não concede o reajuste salarial aos servidores.
No encontro, os diretores do Sindeducação solicitaram intermédio dos parlamentares para que Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2022 possa assegurar aos profissionais da educação o reajuste salarial digno e tão aguardado, reforçando que os trabalhadores de Educação são os verdadeiros responsáveis pela formação de cidadãos e cidadãs, portanto, devem receber do poder público o reconhecimento à altura, ainda mais em tempos tão difíceis impostos pela pandemia da covid-19.
No período da tarde, o Sindeducação realizou reunião com representantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Neste encontro, a diretoria do sindicato discutiu com os membros do CACS sobre a aplicação dos recursos oriundos do fundo na educação do município de São Luís entre os anos de 2020 e 2021.
O Sindeducação cobra da Prefeitura de São Luís uma resposta sobre a prestação de contas do montante repassado pelo Governo Federal aos cofres do município para investimentos na educação e na valorização dos profissionais. Mesmo no período da pandemia, em que as escolas foram fechadas para conter a transmissão da covid-19, o município recebeu, somente em 2020, em torno de 408 milhões e, mesmo assim, não conseguiu efetivar um planejamento de reformas preventivas, manutenções e reformas gerais como forma de garantir melhores condições no retorno presencial em 2021.
________
IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO