Resumo: Programa de Rádio do último sábado (21)

9abae742a9374d5c2cfee072fa802c4b_L

O apresentador inicia falando que o programa irá abordar o IV Ciclo de Plenárias, a problemática da falta de segurança e infraestrutura nas unidades educacionais.

No estúdio, a professora Márcia Dutra (Secretaria de Assuntos Educacionais do Sindeducação) fala sobre a falta de segurança nas escolas. Diz que a situação é caótica e que a categoria pede uma solução urgente por parte da Prefeitura de São Luís e da Secretaria Municipal de Educação. Ressalta que a empresa recém-contratada para fazer o serviço de vigilância nos colégios está realizando apenas trabalho paliativo e que os salários dos seguranças estão atrasados há dois meses. Relata casos de vandalismos nas unidades. Na oportunidade, fala sobre a falta de infraestruturas nas unidades educacionais e diz que Secretaria não elabora um projeto adequado para revitalizar as escolas.

Por telefone, o vigilante Francisco fala que os vigilantes da empresa Pas Segurança, que presta serviço para as escolas municipais de São Luís, estão com os salários, passagens e tickets de alimentação atrasados.

O apresentador informa que a diretoria do Sindicato realiza constantes visitas nas escolas municipais com objetivo de identificar a falta de infraestrutura e os problemas enfrentados pelos alunos e educadores. Ressalta que a escola Maria Amélia Profeta, localizada no Coroadinho, não recebe manutenção há bastante tempo e que os problemas de infraestrutura no prédio são constantes. Disponibiliza áudio de pais de alunos reclamando da estrutura precária da unidade, da insegurança e da falta de investimentos para melhorar a educação de alunos com necessidades especiais.

Na sequência disponibiliza áudio de pais de estudantes da UEB Paulo Freire, situada no bairro da Liberdade, se queixando da falta de água e infraestrutura do colégio.

No estúdio, a professora Nathalia Karoline (Comissão de Reformação do Estatuto do Magistério e do PCCV) fala que durante a reunião realizada na escola Rivanda Berenice Braga, localizada no Barreto, foi discutido os problemas mais graves de infraestrutura da unidade e do anexo da escola. O encontro também tratou da insegurança, da carga horária dos educadores e do terço da hora atividade da jornada de trabalho dos professores. Disponibiliza sonora com os professores falando sobre a reunião.

Robson Júnior informa que a Direção do Sindeducação e a Comissão de Reformulação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV, e Estatuto do Magistério, convidam o conjunto dos educadores da rede pública municipal de São Luís, para participarem dia 28 de novembro de 2015, do IV Ciclo de Plenárias, espaço dedicado a debater esse tema de extrema importância para a categoria. O Sindeducação em parceria com os membros da Comissão está produzindo uma cartilha informativa, com o intuito de aproximar mais os educadores dessa discussão. Segundo a professora Elisabeth Castelo Branco, o objetivo é que todos compareçam ao debate munidos da Cartilha para acompanhar com maior entendimento, a proposta construída até o momento pela comissão de professores e diretoria do sindicato. A professora Nathalia fala sobre o assunto.

Finalizando, a professora Márcia fala sobre as mudanças que irão acontecer no site do SINDEDUCAÇÃO. Atribui caneta vermelho para a insegurança, infraestrutura das escolas e não cumprimento do piso salarial dos professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.