“Professor Nota 10” – Projeto Aderência reúne pais, alunos e professores na escola anexo Nossa Senhora de Nazaré

img_4007

Atrair os pais dos alunos e estreitar os laços da comunidade escolar são as principais propostas do Projeto Aderência, realizado pela escola anexo Nossa Senhora de Nazaré, em Vila Samara. As atividades tiveram início em 2015 e envolveram ativamente professores, alunos, pais, funcionários e a comunidade local, abrangendo temáticas pertinentes e pontuais. Todos os alunos participaram da ação, desde as crianças das séries iniciais até os adolescentes do 8º ano. Ninguém ficou de fora, nem o Sindeducação, que acompanhou o projeto encaminhado ao site da entidade sindical, na aba “Professor Nota 10”.

img_4027

Os resultados superaram as expectativas e a gestora da escola, Isabel Soares, está muito satisfeita com a participação e interação da comunidade escolar. “Já começamos a colher os frutos do projeto. Os alunos, a comunidade, os pais estão mais presentes na escola, que está todo tempo cheia. Os alunos têm amor pela escola, se pudessem passavam o dia todo. O projeto foi pensado para aderir todos: comunidade escolar, comunidade do entorno e de bairros vizinhos. O intuito foi chamar os pais, conscientizá-los de que lugar de criança é na escola. Pensamos em fazer algo que motivasse mais os alunos também”, ponderou.

A culminância da edição do ano de 2016 do Projeto Aderência aconteceu no final de dezembro e foi aberta ao público em geral. As temáticas versaram sobre consciência ambiental, bullyng, aquecimento global, drogas, lendas e fábulas, combate ao Aedes aegypti, valores e princípios, evidenciando o respeito, a igualdade, honestidade e amizade.

img_4050

Os alunos da creche, com idade entre 3 e 3 anos e meio, fizeram bonito com a apresentação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que deu oportunidade também a crianças com deficiência física. A professora da turminha, Miriam Viana, ficou orgulhosa com seus alunos e contou os avanços no comportamento das crianças com o ensinamento da obra de Monteiro Lobato.

“Estamos trabalhando o Sítio do Pica-Pau Amarelo desde o mês de agosto. As crianças se interessaram e se apaixonaram pelas histórias. Escolhemos essa temática para abordarmos o respeito aos mais velhos e sobre os limites que elas precisam ter. O resultado foi maravilhoso. A mudança no comportamento de algumas crianças é notória e gratificante. E com a apresentação de hoje, elas estão se sentindo importantes. E eu me sinto realizada por contribuir para o desenvolvimento dos valores dessas crianças”, explanou a professora Miriam.

img_3949

Os alunos do 2º ano encenaram, no pátio da escola, a fábula da Formiguinha e a Neve. A atração chamou a atenção dos presentes e cativou a todos. As demais séries expuseram seus trabalhos por meio de inúmeros cartazes colados nos corredores e nas salas da unidade de ensino. Os estudantes tiveram uma semana intensa de atividades relativas à temática de cada série e estavam com o conteúdo na ponta da língua.

Como parte das ações, a turma do 6º ano com a temática “Mãos em Ação” foi às ruas da Vila Samara e do bairro Coqueiro, na última semana, alertar a comunidade sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, bem como as doenças transmitidas pelo mosquito. Para o aluno Gabriel Oliveira, o trabalho foi gratificante. “A gente foi de casa e em casa orientando a população do nosso bairro a não deixar água acumulada e nem colocar lixo em qualquer lugar. Se Deus quiser, os moradores vão colocar em prática o que a gente ensinou”, pontuou.

img_4018

A aluna Lauanda Vitória, do 8º ano, foi quem sugeriu a discussão do tema acerca das drogas para a classe dela e ficou muito satisfeita com o resultado do trabalho. “Nossa comunidade enfrenta muito esse problema e temos que ajudar. Sugeri esse assunto porque a droga é muito ruim e causa graves problemas para quem usa. Queremos dizer isso às pessoas” concluiu.

img_3986

Os pais e familiares dos alunos também ficaram satisfeitos com a programação. “O projeto é muito legal. Estou acompanhando meu sobrinho do 3º ano. Ele está gostando muito. Ele está empolgado para vir para a escola. Esse projeto educativo é muito bom. Os alunos saem da rotina. Tudo é uma novidade para o meu sobrinho e ele passa toda a informação quando chega em casa”, destacou Elisabeth Silva.

A mãe do pequeno Arthur, de 4 anos, Danielle Carvalho também aprovou o projeto. “É importante para o desenvolvimento dos alunos. O meu filho já está interagindo muito com as outras crianças. Acho a iniciativa muito importante. Principalmente, o da creche que desperta o interesse pela leitura desde cedo. Meu filho só queria saber de brincar com o celular, agora se interessa pelas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo”, frisou.

img_4005

A turma do 3º ano, aos cuidados da Professora Jucineide Scrima, trabalhou a temática Consciência Ambiental: de pequenino que se ensina o caminho. Os alunos aprenderam a confeccionar sacolas e puffs com garrafas pet. “É importante que a escola abrace essas ideias. É de pequeno que se ensina. A escola não pode ficar alheia ao que acontece na sociedade. Trabalhamos a consciência ambiental com essa perspectiva da criança aprender que o lixo, os resíduos sólido e líquido podem ser reaproveitados. A partir do momento que ele faz isso e tem essa consciência de que ele pode contribuir, que ele é capaz mesmo sendo pequeno, já contribui demais”, destacou.

Professor, seu projeto também pode ser divulgado pelo Sindeducação. Basta inscrever o trabalho na aba “Professor Nota 10”, disponível no site da entidade sindical. Não perca tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.