Por ampla maioria foi aprovada a prestação de contas de 2016 do Sindeducação, realizada na tarde de hoje (19.07), na sede do Sindicato. A análise contábil compreendeu o exercício financeiro de janeiro a novembro de 2016 sob a vigência da gestão “Renovar e Avançar na Luta” e de dezembro do referido ano da atual gestão Resistir, Lutar e Avançar nas Conquistas.
Estiveram presentes, a presidente do sindicato, professora Elisabeth Castelo Branco; a presidente e a vice-presidente do conselho fiscal e o diretor financeiro da gestão passada, respectivamente, as professoras Izabel Cristina e Orfisa Surama e o professor Benedito Oliveira; a presidente e vice da atual gestão, as professoras Bernadete Silva e Silvia Lilia Veras, respectivamente; o assessor jurídico, Antônio Carlos Araújo, o assessor contábil, Antônio Uchôa Frazão e o presidente da Força Sindical do Maranhão, Frazão Oliveira.
A presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco apresentou um esboço do trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade sindical no que tange investimentos em ações políticas sindicais, ações de cultura e lazer, bem como a modernização da sede e aquisição de novos equipamentos para melhorar os setores de odontologia e comunicação.
O assessor contábil, Uchôa, apresentou os balancetes do ano de 2016, explicando as despesas e receitas do sindicato. Para a professora Cássia Miranda, a explanação financeira foi clara e não deixou imprecisões. “Gostaria de parabenizar à direção sindical pela transparência e também ao contador do sindicato, que explicitou de uma forma simplificada o demonstrativo financeiro, não deixando dúvidas”, salientou a professora.
Na oportunidade, a presidente e vice-presidente do Conselho Fiscal da Gestão Renovar e Avançar na Luta, Orfisa Surama Nunes e Isabel Cristina Dias, relataram o parecer do exercício financeiro de janeiro a novembro do referido ano, deferindo a aprovação do relatório de prestação de contas.
Logo em seguida, a presidente do Conselho Fiscal da Gestão Resistir, Lutar e Avançar nas Conquistas, professora Bernadete Silva, leu o parecer do mês de dezembro, ratificando o relatório do período.
Depois da leitura dos pareceres foi iniciada a votação. Do total de professores presentes, apenas três votaram contra a prestação, sendo as contas aprovadas quase por unanimidade, de forma democrática. Com o resultado deferido pela Assembleia, o relatório contábil de prestação de contas do exercício financeiro de 2016 será encaminhado para o Ministério Público, a fim de legitimar a transparência da análise e das notas financeiras.
“Temos responsabilidade com o professor associado e os recursos do Sindeducação são empregados de forma responsável e transparente”, afirmou a 1º Tesoureira, professora Izabel Cristina Pinto Dias.
“Hoje, fortalecemos mais uma vez o nosso compromisso com a categoria, prestando conta das ações e principalmente correspondendo à credibilidade e confiança depositada na gestão passada e atual. Permaneceremos engajados na luta pela valorização dos profissionais do magistério, proporcionando o melhor para esta brava categoria”, afirmou a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.