A presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco se reuniu com representantes do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM), nessa sexta-feira, 1 de abril, para tratar de demandas referente a aposentadoria de professores.
Dentre as pautas eletivas, a dirigente sindical, requisitou o posicionamento do órgão referente aos casos de revisão de proventos e da liberação de aposentadorias, pois, em ambas as situações o tempo tem se excedido, tendo em vista, que o prazo para a efetivação da aposentadoria é de 90 dias. A professora Elisabeth Castelo Branco, também pontuou os constantes erros sistemáticos que vêm ocasionando valores diferenciados nos salários dos aposentados.
A presidente do IPAM, Maria José Marinho explicou que o trâmite burocrático acaba contribuindo para delonga dos deferimentos dos processos de entrada da aposentadoria e também, a revisão de proventos. A gestora também expôs que realizará a inclusão do sistema educacional no projeto Blitz IPAM – cujo objetivo é proporcionar educação previdenciária.
A presidente do Sindeducação explicitou ainda, a importância do desenvolvimento de ações voltadas para a qualidade de vida dos idosos e, pediu o apoio do IPAM para consolidar medidas assistenciais para as principais necessidades que a classe de aposentados enfrenta. “A terceira idade é uma nova fase, onde vamos aprender a lidar com as transformações do tempo e as limitações da idade. Por isso é importante construir essa expectativa neles; o Sindeducação vem se empenhado para fazer o melhor para a categoria de professores aposentados”, destacou Elisabeth.
Ao final da reunião, ficou definido que o IPAM oficializará um cronograma de reuniões com o Sindeducação, onde, cada caso será analisado de forma isolada, em atendimento aos diversos processos de aposentadorias paralisados, dentre outras solicitações.