MÊS DO PROFESSOR | Sindeducação promove palestra sobre saúde emocional para os professores nesta sexta-feira (4)


Preocupado com a saúde física e mental dos professores da Rede Municipal de São Luís, que estão adoecendo com as péssimas condições de trabalho atreladas à desvalorização profissional por parte do Governo Municipal, o Sindeducação planejou para Outubro uma série de ações em homenagem e comemoração ao Mês dos Professores. Nesta sexta-feira, 4, o sindicato promove a palestra “Os impactos socioemocionais no cotidiano escolar: como administrar?”, a partir das 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab.

A palestrante será a psicóloga e administradora Carolina Garcia Cardozo, pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Docência e Educação Empreendedora. Carolina já atuou como professora por cinco anos, e levanta a bandeira da importância da saúde mental na vida dos professores.

Segundo a diretora de Assuntos Educacionais do Sindeducação, professora Gleise Sales, a profissão docente é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das mais estressantes, pois ensinar se tornou uma atividade desgastante, com repercussões evidentes na saúde física, mental e no desempenho profissional. “Por esse motivo, a necessidade de um espaço onde o professor possa dispor de recursos terapêuticos para auxiliar na administração dos seus conflitos ou mesmo prevenir a possibilidade de adoecimento”, frisa dirigente.

A professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação, ressalta a importância da palestra, e lamenta, pelo que nominou de “tragédia”, se referindo ao cenário local e nacional que a Educação Pública e seus profissionais vivem. “Infelizmente as escolas da Rede Pública Municipal de São Luís também contribuem para sintomas negativos na saúde do professor, que além de espaços de trabalho insalubres, tem uma sobrecarga de atividade e cobranças que vão além da competência profissional docente. Aliado a tudo isso, ainda há a desvalorização social do trabalho, falta de motivação e exigência de qualificação do desempenho”, evidenciou a presidente.

PROGRAMAÇÃO – Além da palestra, haverá também espaço para bate-papo com psicólogos e terapia de grupo para desenvolvimento dinâmico da escuta qualificada da categoria docente. “O evento tem como objetivo promover estratégias de prevenção ao adoecimento mental, oferecer ao professor um espaço terapêutico em grupo com vista na minimização do sofrimento psíquico e possibilitar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidades”, destacou a presidente do Sindeducação.

Imprensa Sindeducação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.