
Começo de ano e a história se repete: Secretaria Municipal de Educação (Semed) lotada com mães clamando por uma matrícula em escola da rede pública municipal de São Luís para os (as) filhos (as). O Sindeducação vem acompanhando a situação e, pelo que está sendo denunciado à nossa entidade e em alguns meios de comunicação da capital maranhense, a situação de 2024 está muito pior.
A Semed deu início ao processo da pré-matrícula para estudantes novatos em 29/12/2023 oferecendo vagas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), informando que seriam para as mais de 250 escolas da rede. As matrículas “poderiam ser realizadas no site da secretaria” e o resultado inicial seria divulgado no dia 10/01/2024. Para rematrículas e transferência interna, a pasta disponibilizou as datas de 22/12/2023 até 28/12/2023. Como canal de atendimento presencial, o Centro Avançado de Apoio à Educação (Caaed), localizado no bairro Alemanha.
Desde então, uma serie de sucessivos erros foram acontecendo – a Semed insiste em oferecer como único meio no processo de inscrição, uma plataforma on-line, a familiarização com sites que pedem preenchimento de formulários não é uma realidade para muitos pais, mães e responsáveis de alunos da nossa rede, fora isso não houve um suporte para se tirar dúvidas de quem acessava o site, logo esses pais buscavam as redes sociais da secretaria e ficavam sem repostas.
A rede social da Prefeitura e da Semed acumulou durante esse período várias reclamações e pedido de ajuda. No site, por exemplo, não havia a opção de escolher a escola, apenas o sistema é “quem iria gerar” a UEB mais próxima. Após a divulgação do resultado, alterado para 25/01/2024, muitas mães relatam os locais extremante distantes escolhidos pela Semed para os (as) estudantes, outras denunciam que suas solicitações foram indeferidas, neste caso, a secretaria está solicitando que aguardem pois haverá “a divulgação de uma nova lista de resultado com as vagas remanescentes”.
O Sindeducação informa que acionará as autoridades competentes, como o Ministério Público do Maranhão e a Defensoria Pública para a tomada de providências junto à Prefeitura de São Luís. Nossa entidade busca respostas da Semed para o calendário desconexo: recentemente foi informado nas redes sociais da secretaria que, somente no dia 15 de fevereiro, haverá reabertura do link de pré-matrícula, enquanto isso a pasta orienta buscar presencialmente o Caaed, dificultando a rotina de muitos pais, mães e responsáveis com uma localização que não é central, há casos em que as famílias têm que pagar 4 passagens para estar nesse local.
Em tempo: tomou conta de vários perfis nas redes sociais, inclusive no da Prefeitura de São Luís e Semed, a atenção que a gestão municipal dá para o período que antecede o Carnaval, enquanto os problemas na área da Educação – a exemplo do que vem acontecendo com a matriculas, e na Saúde parecem não ter solução. A Administração Municipal está fazendo um pré-Carnaval pomposo na cidade, dinheiro que, para muitos que comentam, deveria ser destinado para áreas que mais precisam e poderiam atender muito melhor a população.