Início das comemorações alusivas aos 50 anos do Sindeducação é marcado por ato politico.

Gestão “Da unidade vai nascer a novidade” realizou debate com entidades representativas e promoveu homenagens na noite de segunda-feira, 15 de agosto de 2022.

Neste mês de agosto, o Sindeducação completa 50 anos de atuação. A entidade, formada a partir da a Associação dos Professores do Ensino Médio Municipal (Apemm), para celebrar o marco de chegar a cinco décadas, com trabalhos ininterruptos na defesa dos profissionais do magistério da rede pública municipal de São Luís, promoveu um grande ato político, que debateu sobre a importância da estrutura sindical, sua representatividade legítima e soberana para os trabalhadores brasileiros.

O evento contou com a presença da atual diretoria do Sindeducação, ex-presidentes da entidade, do Ministério Público do Maranhão, representado pelo promotor Lindonjonson Gonçalves de Sousa, entidades representativas de classe e estudantis, centrais sindicais, dos co-vereadores do Coletivo Nós (PT), funcionários e prestadores de serviços da entidade. O ato foi realizado no Sindicato dos Bancários (Centro), que, gentilmente, cedeu seu auditório para a realização do nosso evento.

O momento escolhido para abrir o calendário das comemorações pela passagem dos 50 anos do Sindeducação fez um importante resgate das lutas empreendidas pelos profissionais do magistério nas últimas décadas em busca de melhores condições de trabalho, salários mais dignos e por uma educação pública de qualidade, lutas que atravessam truculências de governos e desrespeito às leis, mas que ainda assim resultaram em conquistas para a categoria, com ações que transbordaram das escolas para a sociedade, que hoje reconhece o papel tão importante do professor para a comunidade. A atual diretoria resgatou os momentos delicados e combativos das greves realizadas pelo Sindeducação nos anos de 2002, 2014, 2016, 2017 e 2022, esta última liderada pela atual gestão do sindicato e que foi uma das maiores já realizadas pelo funcionalismo público no estado do Maranhão nos últimos anos.

Durante o ato político, além dos movimentos paredistas que marcaram a trajetória da entidade, a diretoria da entidade destacou também o trabalho realizado pelo Sindeducação em conjunto com a categoria para garantir uma educação pública de qualidade com o fim dos espaços escolares insalubres para os filhos de centenas de trabalhadores da capital maranhense. Foi por meio de muita luta, acompanhamento em blitz, denúncias semanais aos órgãos competentes, como o Ministério Público do Maranhão, que as escolas da rede pública municipal começaram, em 2021, a receber as intervenções necessárias (reformas e reparos) após anos de sucateamento.

Outro ponto abordado no evento do dia 15 pela diretoria do Sindeducação  e os convidados especiais e que merece muita atenção é o projeto de todo o governo Bolsonaro nos últimos 4 anos para desmontar a educação, a exemplo dos cortes orçamentários na área, dos recorrentes ataques aos professores, do enfraquecimento do setor vislumbrando a privatização, entre tantos outros ataques. Para os participantes do nosso ato político, a necessidade da sociedade, de abrir os olhos, é urgente e necessária, e é a união das entidades representativas, por meio da luta sindical, que não vai mais permitir tanto retrocesso oriundos da guerra ideológica travada pelo governo Bolsonaro e os seguidores de sua cartilha nos últimos anos.

Por fim, o ato político também homenageou os dirigentes que estiveram à frente do Sindeducação nas últimas cinco décadas, reforçou a importância de as entidades estarem cada vez mais unidas contra os ataques que estão por vir que visam prejudicar o servidor público, sua carreira e os aposentados.

O ato ainda homenageou o professor Neylson Oliveira da Silva, falecido na semana passada. Neylson, um grande companheiro de luta, infelizmente, foi mais uma vítima da violência que assola o país. O Sindeducação pede rigor nas investigações e clama por justiça.

_______________

IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.