FORTALEZA | Sindeducação participa de seminário sobre Financiamento da Educação

A presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco participa nesta sexta-feira (23) em Fortaleza, a convite da APEOC Sindicato, do Seminário que discutirá Financiamento da Educação e Precatórios do FUNDEF. O evento acontece a partir das 14h no auditório Murilo Aguiar, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza.

Além das lideranças sindicais do Norte/Nordeste que integram a Frente em Defesa da Educação, já confirmaram presença no evento, os deputados federais Idilvan Alencar (PDT-CE); JHC (PSB-AL); o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e o presidente nacional da UBES, Pedro Gorki.

O foco do seminário é o debate sobre a aprovação do Novo FUNDEB, Royalties do Pré-sal para Educação e Precatórios do FUNDEF para a valorização da Educação e de seus profissionais.

A professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação, frisa que as entidades sindicais estão engajadas e articuladas junto com suas assessorias jurídicas em defesa desse patrimônio que é o direito ao recurso do precatório. “Precisamos estar envolvidos, engajados, disputando os espaços políticos e mobilizando os professores em defesa desse direito que é nosso”, ressalta a sindicalista.

Professora Elisabeth Castelo Branco integra a Frente Norte/Nordeste pela Educação que luta pela subvinculação dos recursos dos Precatórios do FUNDEF para o Magistério. (Imagem Arquivo Sindeducação).

A sindicalista tem acompanhado os bastidores da luta pelo precatório desde 2018. O Sindeducação esteve em Brasília no último dia 14, acompanhando, ao lado das demais entidades do Norte/Nordeste e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, o julgamento da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 528, que busca vincular os R$ 90 bilhões dos precatórios do FUNDEF para o Magistério.

A FRENTE – A Frente Norte/Nordeste pela Educação foi lançada em São Luís, no último dia 13 de Dezembro, durante a Audiência Pública “Os Desafios da Educação Pública”, com a participação do Sindeducação e sindicatos parceiros do Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Pará, e outros. A CNTE é parceira da frente Norte/Nordeste e, em âmbito nacional, tem empreendido uma forte luta unificada pela destinação de percentuais dos precatórios do FUNDEF para os educadores.

Imprensa Sindeducação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *