Evento virtual ocorreu no dia 19 de março

Como parte das ações do Sindeducação em homenagem à luta das mulheres e ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a diretoria da gestão “Da unidade vai nascer a novidade” promoveu na sexta-feira, 19/03, a Live “Mulheres, professoras no contexto da Pandemia. Quais os desafios?”. Em pauta, os inúmeros desafios impostos pela pandemia da covid-19, a exemplo da adoção do ensino remoto, o comprometimento do bem-estar físico e emocional das professoras, aumento de casos de violência contra a mulher durante o isolamento social e a incessante luta de movimentos por igualdade de direitos.

A Live do Sindeducação foi mediada pelas professoras Rosiane Veloso (secretária de Assuntos Educacionais do Sindeducação) e Adriana Costa (secretária de Mobilização Sindical); e contou com as participações especiais de Sheila Bordalo (presidente do Sindeducação), Talita Everton (profª da Rede Municipal e diretora da União Brasileira de Mulheres-UBM), Ana Paula Martins (secretária de Comunicação), Rosilene Costa (1ª secretária Geral)  e de Deborah Santos (psicóloga). Os professores Joseilton Melônio (1º tesoureiro do Sindeducação) e Cássio Souza (secretário de Assuntos Jurídicos) participaram do evento on-line prestando uma bela homenagem ao público de casa, ao som de voz e violão, os diretores cantaram músicas que abordam o universo feminino. Participaram, ainda, 2 intérpretes da Linguem Brasileira de Sinais – Libras

Durante a abertura da Live, a presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo, ressaltou a importância da construção de um amplo debate com a categoria de professores da rede municipal de ensino – formada majoritariamente por mulheres, sobre o tema. Na oportunidade, a presidente da entidade falou sobre os ataques do Governo Bolsonaro e suas tentativas de desmonte do serviço público que serão ainda mais prejudiciais às mães de famílias; sobre as duras condições de trabalho que a categoria enfrenta com o aumento da jornada e a conciliação desse trabalho com as tarefas domésticas.  “Vivemos um momento muito difícil, que pode representar um contexto tanto de muitos ataques aos nossos direitos, mas também pode representar um fio, que une nós mulheres em torno de uma luta que é muito mais ampla. Por isso, esse debate é de extrema importância”, declarou a presidente.

Dando prosseguimento à Live, a Profª Me. da Rede Municipal e Membro da Gemge e Mafroeduc (Ufma), Rosiane Veloso abordou com Talita Everton, o tema “Mulheres no trabalho remoto, quais os desafios?”. Com cerca de dez minutos de apresentação, a convidada do Sindeducação para o debate virtual expôs os inúmeros problemas vivenciados pelas professoras neste período de pandemia, que tiveram que assumir as mais diversas responsabilidades e encarar a tecnologia a curto prazo, sem nenhum suporte e nenhuma espécie de valorização da administração municipal. A professora Talita Everton ainda lamentou que a adoção, às pressas, do ensino remoto veio para ampliar as desigualdades sociais e a garantia do direito à educação.

De fato, a pandemia da covid-19 chegou demandando uma nova forma de viver para as educadoras e essa abrupta mudança refletiu diretamente na saúde mental das profissionais, sobre este assunto, a mediadora Adriana Costa, que também é profª da rede municipal, conversou com a psicóloga do Sindeducação, Debora Santos. A psicóloga apresentou indicadores alarmantes sobre aumento de diagnósticos provenientes da realidade da pandemia, entre eles ansiedade, estresse, depressão, sensação de impotência, síndrome de Burnout e até casos de alcoolismo. Durante o debate, a psicóloga ainda falou da importância de buscar um profissional capacitado para o enfretamento das questões resultantes dessa rápida transformação do contexto educacional. A mediadora Adriana Costa informou, ainda, para a categoria que, em breve, no Sindeducação, o Atendimento Psicológico com Debora Santos será retomado.

O terceiro momento da Live foi com a profª Me. da Rede Municipal e Militante da Resistência Feminina, Ana Paula Martins. A dirigente sindical abordou, no atual cenário pandêmico, sobre a falta de investimentos de políticas públicas para o enfretamento do combate a violência contra as mulheres e o aumento de casos de violência doméstica com o isolamento social, que, infelizmente, é um fenômeno mundial.  “A luta coletiva é a que consegue trazer vitórias no que diz respeito aos nossos direitos. Estamos chamando a categoria para combatermos a a violência doméstica, psicológica, o machismo e o feminicídio”, declarou Ana Paula Martins.

A Live ainda proporcionou momentos de mimos para as professoras da rede municipal que estavam de casa prestigiando o bate papo virtual. A 1ª secretária Geral do Sindeducação, Rosilene Costa sorteou 3 kits de beleza, 2 massagens relaxantes e mais 1 voucher de leitura.

Por fim, a Live “Mulheres, professoras no contexto da Pandemia. Quais os desafios?” ainda contou com um depoimento da vice-presidente do Sindeducação, Ester Durans. A dirigente agradeceu à grande participação das professoras da rede municipal no evento virtual e reforçou a que o tema abordado é uma grande preocupação da atual gestão do Sindeducação. “Desejamos um salve para todas as mulheres guerreiras, que não se deixam abater, com a força das nossas ancestrais nós vamos à luta, em busca dos nossos direitos, em defesa da vida e do Lockdown e pela vacinação de todos!”, bradou a vice-presidente.

_________

IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.