Eleição sindical 2024


Documentos relativos ao processo eleitoral - 2024


A posse da nova gestão – Unidade e Luta por Mais Direitos – que vai estar à frente do Sindicato no quadriênio 2024-2028, foi um momento de catarse e orgulho para a categoria que constrói diariamente, nas lutas nas salas de aula e nas ruas na defesa dos direitos e contra todo tipo de opressão, a história de mais de 52 anos do Sindeducação, responsável por consideráveis avanços na educação pública municipal.

 

Podia-se ver a satisfação nos rostos de professores e professoras que compareceram à Assembleia convocada, segundo o Estatuto, pela gestão que se encerrou nessa ocasião e dirigida pela Comissão Eleitoral que regeu o processo, que deu posse ao eleitos e eleitas da nova diretoria e do Conselho Fiscal (este, por sua vez, foi reconduzido, na íntegra, pela categoria para mais um mandato).

 

Essa satisfação é em razão dos testemunhos de outras organizações sobre a importância de seu sindicato para a cidade de São Luís e para o estado, e mesmo para a defesa da Educação Pública no país. Ao se ouvir expressões como “este sindicato dá aula na luta em defesa de sua categoria e nas lutas da classe trabalhadora”, ditas por outros sindicatos e movimentos sociais igualmente referências nessas lutas, o sorriso ia se formando na plateia.

 

A isso, misturava-se o reconhecimento dos e das (re) eleitos (as) para o novo mandato, reforçado com o filme que abriu os trabalhos, que trouxe a rememoração de importantes batalhas travadas pela gestão que findava, como o reajuste conquistado na greve de 2022; a reforma de boa parte das escolas que se encontravam praticamente abandonadas durante a pandemia; e mesmo a luta pelo abono Fundef, com a qual a prefeitura tentou dividir a categoria, e que foi tocada pela diretoria ouvindo e fazendo cumprir deliberações das Assembleias.

 

A gestão que agora se inicia não começa do nada, não tem que refundar o sindicato. Mas também não é mero continuísmo. Fica o desafio de, com todo o reconhecimento, fazer valer a música por eles e elas dotada durante a última campanha: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será”.

Veja imagens desse momento no Instragram.

02-12-2024

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, foi realizada a Assembleia de Posse da nova diretoria do Sindeducação, sindicato que representa os (as) profissionais do magistério do ensino público de São Luís. A gestão Unidade e Luta por mais Direitos, que inicia um novo mandato, tem a missão de defender os direitos dos (das) professores (as) e lutar por uma educação pública de qualidade para crianças, jovens e adultos da capital maranhense.

Nos últimos anos, o Sindeducação protagonizou lutas importantes pelos direitos da categoria e dos (as) estudantes da nossa cidade. Em 2022, construiu uma forte greve, que além do reajuste do Piso, após cinco anos sem aumento salarial, conquistou mais força para exigir que as escolas da rede municipal fossem reformadas e climatizadas. Por meio da Campanha Mobiliza Sindeducação visitou escolas que não tinham condições estruturais e pedagógicas de funcionamento e publicizou essa situação nas redes sociais e na imprensa local, pressionando o poder executivo municipal a atender suas demandas. Mas ainda há muitos desafios para que a população de São Luís tenha uma educação pública de qualidade.

Um deles diz respeito à valorização dos (das) professores (as) que, além da garantia de reajuste anual conforme a Lei do Piso (Lei no11.738/08), também se materializa pela necessária mudança do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV) do magistério de São Luís, que é de 2008 e precisa ser atualizado a fim de contemplar as atuais demandas da categoria, como, por exemplo, o aumento dos percentuais do Adicional de Titulação, incentivando a formação e qualificação dos (as) profissionais, da Gratificação de Difícil Acesso, garantindo melhores condições de trabalho, sobretudo aos professores que atuam na zona rural.

Devemos destacar também a falta de inclusão efetiva dos (as) alunos (as) com deficiência, não sendo assegurada a disponibilização de profissionais com formação e em quantidade sufi ciente, salas de recursos equipadas, formação continuada específica, condições necessárias para que possam ser atendidos (as) com qualidade. Outro desafio importante é a realização de concurso público com número de vagas sufi cientes para vencer um problema histórico da rede que é a falta de professores nas escolas. É inadmissível que os (as) estudantes da rede fi quem anos sem ter aulas das diversas disciplinas, especialmente, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, que são as disciplinas com maior carência de professores atualmente.

Apesar de ter contratado cerca de 1300 professores (as) por meio de seletivo, a Prefeitura anunciou concurso para profissionais da educação com apenas 600 vagas. Assim, a nova gestão do Sindeducação deve permanecer organizando a luta dos (as) professores (as) e cobrando do poder público prioridade nos investimentos e na valorização docente e respeito aos direitos dos (as) alunos (as), para que realmente tenham garantido o acesso ao conhecimento científico e tecnológico e à herança cultural e artística da humanidade.

28-11-2024

A Direção do Sindeducação publicou, nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2024, Edital de Convocação de Assembleia Solene de Posse a ser realizada no dia 27 de novembro de 2024, às 18h, na sede do sindicato. O Edital foi publicado no Jornal Pequeno, edição do dia 14 de novembro de 2024, na Editoria Cidade, página 9.

Informamos que esta Assembleia Solene de Posse será transmitida ao vivo por meio dos nossos canais de comunicação.

 

PARA TER ACESSO AO EDITAL, CLIQUE AQUI

14-11-2024

TRANSPARÊNCIA E COMPROMISSO COM AS DECISÕES DA BASE| Sindeducação convoca para Assembleia Geral

Confirmando seu compromisso com a participação política da base e com a transparência na administração dos recursos da entidade, a gestão “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” (2020-2024), convoca toda a categoria para ASSEMBLEIA GERAL presencial nesta terça-feira, dia 12 de novembro de 2024, a partir das 18h30, no Auditório do Sindeducação. A Sede do Sindicato fica localizada no bairro da Cohab (Avenida 14, nº 46, 3º Conjunto Cohab Anil).

Na ocasião, será feita a apresentação das contas do recente processo eleitoral, no qual foram eleitos (as) representantes para o quadriênio 2024-2028. O Sindicato buscou assegurar ampla divulgação desse processo e garantir a oportunidade e o ambiente para que todos e todas pudessem dele participar, fortalecendo assim a democracia na organização dos trabalhadores e trabalhadoras.

A convocação para a Assembleia Geral foi publicada na edição do dia 6 de novembro do Jornal Pequeno.

Durante a Assembleia, será avaliada ainda a construção desse processo e as medidas tomadas para dar garantia às eleições. Outro ponto de pauta diz respeito à retomada dos trabalhos da Comissão Processante, que avalia a abertura do processo disciplinar interno (no âmbito do sindicato), sobre à não prestação de contas pela gestão anterior (resistir, lutar e avançar nas conquistas), relativas aos anos 2019 e 2020.

Discutir estes temas é uma forma também de fortalecer e resguardar a transparência e o respeito ao estatuto da entidade.

PARA TER ACESSO AO EDITAL, CLIQUE (AQUI)

06-11-2024

Após dois dias de votação, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31 de outubro), as professoras e os professores da rede municipal elegeram a Chapa que vai estar à frente no Sindeducação no quadriênio 2024 -2008.

Com 308 votos de diferença, a Chapa 1 – Unidade e Luta por Mais Direitos, que tem como presidente a professora Sheila Bordalo, venceu o pleito: a Chapa vencedora obteve no total 744 votos, e a segunda colocada, Chapa 2 – O Sindicato Somos Todos Nós: Renovar e Reconquistar Direitos, presidente professor Oberdan Silva Sá, obteve 436 votos. Houve ainda 2 votos brancos e 2 nulos.

No total, 1.184 professoras e professores compareceram nos dois dias de eleição à sede do Sindeducação para votar.

A participação da categoria, indo até a sede do sindicato para votar, é um indício da consciência que a categoria tem de que é fundamental seu envolvimento para a construção e fortalecimento do sindicato e sua luta por direitos.

Eleita declara defesa da Educação Pública como pauta prioritária

Após a apuração, Sheila Bordalo, presidente eleita, reafirmou a disposição para seguir na luta pelo conjunto dos professores e professoras. Para o próximo quadriênio, ela conta que sua expectativa é fortalecer o trabalho de base: “E poder defender a carreira do Magistério, em cada local de trabalho, em cada escola, garantindo as condições não apenas físicas, mas também pedagógicas, para que os professores e as professoras tenham condições dignas, e acima de tudo seguir apoiando as lutas em defesa da Educação Pública”.

Defesa da Democracia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras

A professora Malila Abreu, que presidiu a Comissão Eleitoral que coordenou o processo, resumiu esse período de consulta à base da seguinte forma: “Foi uma experiência rica, de muito aprendizado para resguardar o direito da categoria de forma democrática, com muita lisura e respeitando as vontades das chapas que disputaram e sobretudo o regimento e, principalmente, o Estatuto aprovado pela categoria”.

Confira cópia da Ata de Apuração clicando AQUI

Confira diretoria eleita completa:

Além da professora Sheila Bordalo, a chapa campeã é completada pelos seguintes professores e professoras, que devem tomar posse até 1º de dezembro de 2024:

 

RELAÇÃO NOMINAL DA CHAPA 01 CARGOS
REGINA SHEILA BORDALO MARTINS PRESIDÊNCIA
ESTER ALVES DURANS VICE PRESIDÊNCIA
ROSILENE DOS ANJOS COSTAS 1ª SECRETARIA
ANA PAULA DE ALBUQUERQUE MARTINS 2ª SECRETARIA
CLAUDIA REGINA MARTINS DE AQUINO 1ª TESOURARIA
AUGUSTO CASSIO VIANA DE SOUSA 2ª TESOURARIA
SAULI DE LOURDES SILVA DIAS SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA CARNEIRO COSTA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
LEONEL PEREIRA TORRES SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
JOÃO LUÍS DOS SANTOS SILVA SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E LAZER
MARIA DOLORES SILVA SECRETARIA DE APOSENTADOS (AS)
ROSIANE SILVERIA RODRIGUES VELÔSO SECRETARIA DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS
ANDREY RAFAEL CAMPOS SILVA SECRETARIA DE MOBILIZAÇÃO SINDICAL
LUIZ DE FRANÇA ARAUJO NETO CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
PATRÍCIA DE ARAUJO SANTOS CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
CIANE CHRISTINE ALVES DE MORAES CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
HUGO RODRIGUES DA SILVA CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE
ROBERTO CARLOS VITÓRIO DOS SANTOS CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE
GILVAN AZEVEDO DOS SANTOS CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE

01-11-2024

 

ERRATA EDITAL COMISSÃO ELEITORAL – ELEIÇÃO 2024 – RELAÇÃO DAS CHAPAS E CANDIDATOS HOMOLOGADOS PARA EFEITOS DE IMPUGNAÇÃO (Art. 66 do Estatuto Social do SINDEDUCAÇÃO)

 

A Comissão Eleitoral do Sindeducação, responsável por conduzir as Eleições 2024 do Sindeducação, no uso de suas atribuições estatutárias informou em Edital publicado nesta quarta-feira, 09 de outubro de 2024, no Jornal Pequeno Editoria Politica, página 4,  que foi enviado por e-mail para as chapas inscritas para o processo, a seguinte retificação do EDITAL, referente à relação dos nomes das chapas e candidatos inscritos para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do SINDEDUCAÇÃO, publicado no Jornal Pequeno, na terça-feira, dia 08 de outubro de 2024, na Editoria Cidade, página 9.

No título do edital, onde se lia “(QUADRIÊNIO 2020/2024)”, leia-se “(QUADRIÊNIO 2024/2028)”. No 1º (primeiro) parágrafo do edital, onde se lia “(QUADRIÊNIO 2020/2024)”, leia-se “(QUADRIÊNIO 2024/2028)”.

 

Para ter acesso ao Edital com a Errata, clique (aqui).

 

09-10-2024

EDITAL COMISSÃO ELEITORAL – ELEIÇÃO 2024 – RELAÇÃO DAS CHAPAS E CANDIDATOS HOMOLOGADOS PARA EFEITOS DE IMPUGNAÇÃO

 

 

SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO LUÍS – SINDEDUCAÇÃO

EDITAL COMISSÃO ELEITORAL – ELEIÇÃO 2024 – RELAÇÃO DAS CHAPAS E CANDIDATOS HOMOLOGADOS PARA EFEITOS DE IMPUGNAÇÃO (Art. 66 do Estatuto Social do SINDEDUCAÇÃO)

 

A Comissão Eleitoral do SINDEDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições estatutárias, publica relação dos nomes das chapas e candidatos inscritos para eleição da Diretoria e Conselho Fiscal do SINDEDUCAÇÃO.

 

Outrossim, abre prazo de 05(cinco) dias, a partir da publicação deste edital, para eventual impugnação da candidatura por qualquer filiado ao sindicato.

 

 

RELAÇÃO NOMINAL DA CHAPA 01 CARGOS
REGINA SHEILA BORDALO MARTINS PRESIDÊNCIA
ESTER ALVES DURANS VICE PRESIDÊNCIA
ROSILENE DOS ANJOS COSTAS 1ª SECRETARIA
ANA PAULA DE ALBUQUERQUE MARTINS 2ª SECRETARIA
CLAUDIA REGINA MARTINS DE AQUINO 1ª TESOURARIA
AUGUSTO CASSIO VIANA DE SOUSA 2ª TESOURARIA
SAULI DE LOURDES SILVA DIAS SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
ADRIANA CARNEIRO COSTA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
LEONEL PEREIRA TORRES SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
JOÃO LUÍS DOS SANTOS SILVA SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E LAZER
MARIA DOLORES SILVA SECRETARIA DE APOSENTADOS (AS)
ROSIANE SILVERIA RODRIGUES VELÔSO SECRETARIA DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS
ANDREY RAFAEL CAMPOS SILVA SECRETARIA DE MOBILIZAÇÃO SINDICAL
LUIZ DE FRANÇA ARAUJO NETO CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
PATRÍCIA DE ARAUJO SANTOS CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
CIANE CHRISTINE ALVES DE MORAES CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
HUGO RODRIGUES DA SILVA CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE
ROBERTO CARLOS VITÓRIO DOS SANTOS CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE
GILVAN AZEVEDO DOS SANTOS CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE

 

 

RELAÇÃO NOMINAL DA CHAPA 02 CARGOS
OBERDAN SILVA SÁ PRESIDÊNCIA
NUCCIA CHRISTINY KAUFMANN MEDEIROS SOUZA VICE PRESIDÊNCIA
ROSÂNGELA SAMPAIO DOS SANTOS 1ª SECRETARIA
ELVIMAR DA COSTA FERREIRA OLIVEIRA 2ª SECRETARIA
ERNANDE MARQUES 1ª TESOURARIA
BERNARDINA DOS SANTOS NASCIMENTO 2ª TESOURARIA
AURINO MORAIS SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
SILVIA REGINA PEREIRA DE CARVALHO SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
ROSÂNGELA DE JESUS BRUZACA OLIVEIRA SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS
SELMA REGINA SANTOS SÁ SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E LAZER
EDENILDE DAMIANA RODRIGUES CARNEIRO SECRETARIA DE APOSENTADOS (AS)
GRACIELY DE JESUS AROUCHE MARTINS SECRETARIA DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS
IVANETE GOIS RIBEIRO DE SOUZA SECRETARIA DE MOBILIZAÇÃO SINDICAL
ODILIOGERIO GRAMOSA VIANA CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
MARLOW GORETE BARROS PINHEIRO CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
EDNILDE RAPOSO MENDES CONSELHEIRO (A) FISCAL TITULAR
MARIA DE JESUS SANTOS BRAGA CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE
VANIA REGINA PEREIRA SODRÉ CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE
FRANCILANA SANTOS AZEVEDO CONSELHEIRO (A) FISCAL SUPLENTE

 

São Luís/MA, 08 de outubro de 2024.

 

Atenciosamente,

Malila da Graça Roxo Abreu

Presidente da Comissão Eleitoral SINDEDUCAÇÃO

 

  • Acompanhe a publicação no jornal pequeno desta terça-feira, 7 de outubro, clicando AQUI.
  • Lembramos que eventual pedido de impugnação junto à Comissão pode ser feito na Sede do Sindicato, com a Secretaria da Comissão, que ainda pode ser contatada, também, pelo e-mail comissãoeleitoral2024@sindeducacao.org

 

 

08-10-2024

A então presidente do Sindeducação, professora Sheila Bordalo, assinou, no final da tarde da última sexta-feira, 27 de setembro de 2024, a Portaria n.º 02/2024 – DIRETORIA/PRESIDÊNCIA, através da qual dá a conhecer quais as e os membros da atual gestão do Sindicato – Da Unidade Vai Nascer a Novidade – Quadriênio 2020 – 2024 – deixaram seus cargos nessa data em razão de estarem concorrendo nas eleições da entidade, que acontecerão nos próximos dias 30 e 31 de outubro.

O documento traz ainda os nomes da professora e do professor que responderão pela entidade, no período de 27 de setembro a 1º de novembro deste ano, intervalo no qual dura a desincompatibilização. Assume a presidência a professora Jousy Anny da Conceição Macêdo, e o cargo de 1º Tesoureiro em exercício o professor Joseilton Melonio Costa. Ela e ele são membros da atual gestão, mas não concorrem no próximo pleito.

Deixam seus cargos a presidente Sheila Bordalo e a vice Ester Alves Durans; a primeira e a segunda secretárias, professoras Rosilene dos Anjos e Sauli de Lourdes Dias Menezes, respectivamente; professora Cláudia Regina Martins de Aquino (1ª tesoureira,); professora Ana Paula de Albuquerque Martins, secretária de Comunicação; professor Augusto Cássio Viana de Souza (Assuntos Jurídicos); professor João Luís dos Santos Silva (Esporte, Cultura e Lazer); professora Maria Dolores (secretária de Aposentadas e Aposentados); professora Rosiane Silveira Rodrigues Veloso Amorim (Assuntos Educacionais) e a professora Adriana Carneiro Costa (secretária de Mobilização Sindical).

Os membros do Conselho Fiscal, titulares e suplentes, também se desincompatibilizaram, de acordo com a Portaria nº 2.

A portaria pode ser acessada na íntegra através do link a seguir.

30-09-2024

Atenção: conforme calendário já apresentado em Edital, publicado no Jornal Pequeno no dia 31 de agosto de 2024, termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para as chapas interessadas em participar do processo eleitoral para a Nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindeducação, quadriênio 2024/2028, se inscreverem.

As fichas de inscrição das chapas e os documentos dos (as) candidatos (as) aos cargos deverão ser entregues presencialmente na Secretaria do Sindeducação, no endereço: Av. 14, casa 46, COHAB Anil III. Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

As Eleições 2024 do Sindeducação acontecerão nos dias 30 e 31 de outubro de 2024. Local de votação: Sede administrativa do Sindeducação. Horário de votação: das 8h às 20h.

Para ter acesso à ficha de inscrição clique (Aqui)

 

27-09-2024
1 2