EDITORIAL| Prefeitura de São Luís inicia vacinação de profissionais da educação contra a covid-19 – e o Sindeducação continua na luta por Vacina para todos, já!

Ontem, 19 de abril, a Prefeitura de São Luís informou que a vacina contra a covid-19 está disponível aos profissionais da educação. Podem se vacinar os profissionais com 55 anos ou mais, que atuam nas escolas da rede municipal de Educação de São Luís. O Sindeducação considera a inclusão dos profissionais da educação nesta fase do calendário de imunização uma importante vitória em defesa da vida e no combate à pandemia, mas esclarece que continua a luta pela vacinação para todos e todas, tendo em vista que só é possível vencer a covid-19, garantindo ampla vacinação da população.

Para o retorno das atividades pedagógicas presenciais de forma segura é preciso pensar em TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, isso inclui também os alunos e seus familiares. Neste momento da pandemia, o vírus está atingido cada vez mais os jovens, e os estudantes também estarão em risco. E, mesmo após a vacinação, ainda é necessário que sejam cumpridos os protocolos sanitários, como defendem as autoridades de saúde.

A gestão municipal deve assumir a responsabilidade pelo respeito a esses protocolos, com o fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), testagem de alunos, distanciamento. Além disso, as escolas municipais não têm estrutura adequada para garantir os protocolos de biossegurança e não houve nenhuma reforma estrutural nos prédios, as melhorias se resumiram à pinturas e colocação de pias e totens de álcool gel em algumas poucas escolas.

Os professores não se opõem ao retorno presencial, sobretudo porque a educação básica se efetiva presencialmente e não on-line. Neste período em que as atividades estão sendo realizadas remotamente é visível o esgotamento físico e emocional por conta da grande carga de trabalho, além disso os estudantes estão deprimidos e ansiosos com o isolamento social, situação que também afeta os professores. Por outro lado, entendemos que a situação é complexa porque o adoecimento pela covid-19 e o eventual óbito ou sequelas são irrecuperáveis, já o aprendizado pode ser recuperado ao longo dos próximos períodos letivos. Para isso devemos lutar para que o poder público invista nas condições de trabalho e de ensino e em novas ferramentas e tecnologias para educação.

A DIRETORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.