A diretoria do Sindeducação esteve na manhã de quinta-feira, 18 de abril, na Defensoria Pública do Estadual do Maranhão para uma reunião com o titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Davi Rafael Veras. Entre as pautas discutidas: a falta de vagas nas escolas da rede pública municipal de São Luís.
Em tempo: muitas famílias ainda neste ano de 2024 não conseguiram matricular seus filhos nas escolas da rede pública municipal de São Luís. O sistema de matrículas adotado pela Prefeitura é difícil de manusear, grande parte das famílias, por exemplo, não têm acesso à internet para fazer o processo on-line e também habilidades com ferramentas tecnológicas. Outro ponto muito preocupante é que a secretaria está disponibilizando vagas em escolas distantes das residências das crianças e adolescentes.
O encontro definiu algumas estratégias que serão tomadas em conjunto com o sindicato visando a garantia do acesso e permanência de crianças e adolescentes nas escolas.
“Realizamos uma importante reunião, o Sindeducação vem atuando próximo à Defensoria Pública do Estadual do Maranhão em audiências públicas recentes e a Ação Civil Pública recente na qual entramos exigindo a ampliação de vagas na rede municipal tem também a colaboração do Sindeducação. Nesta reunião de hoje, nós mostramos detalhadamente as estratégias dessa ação e pedimos a adesão e apoio do sindicato, que, prontamente, se colocou a disposição para avançarmos na melhoria da educação para nossas crianças e adolescentes”, explicou o defensor público, Davi Rafael Veras.