Crianças da UEB Amaral Raposo ganham festa de natal com o projeto “Doe um brinquedo e faça feliz… você e uma criança”

img_4075

Os professores da rede pública municipal de São Luís desenvolvem projetos brilhantes durante o ano todo, e visando dar notoriedade a esses trabalhos, o Sindeducação abriu espaço aos educadores para divulgarem seus projetos. Para participar é simples, basta inscrever o trabalho na aba “Professor Nota 10”, disponível no site do Sindeducação.

A professora Josidete Barbosa não perdeu tempo e encaminhou o projeto dela “Doe um brinquedo e faça feliz…você e uma criança”. A culminância da ação aconteceu no dia 22 de dezembro, na UEB José Gonçalves do Amaral Raposo, em Pedrinhas. A Assessoria de Comunicação da entidade sindical acompanhou o evento.

img_4085

O projeto consistiu-se na elaboração de cartinhas com pedidos de presentes, escritas pelos próprios alunos, e a adoção de uma carta. A professora apresentou a proposta à direção da escola e aos colegas educadores, que também apoiaram e incentivaram a ideia. A rede de amizades dos professores garantiu a entrega dos presentes e fez a alegria da criançada. Além de garantir o sorriso no rosto dos alunos, o projeto estimulou a leitura e a escrita dos estudantes.

“O que me motivou a elaborar esse projeto, primeiramente, foi o fato deles iniciarem o ano sem saber ler, e próximo ao natal todos estarem alfabetizados. Então, eles mesmos confeccionaram as cartinhas em sala de aula e as entreguei do jeito que eles escreveram. Alguns com a ortografia muito boa. Outros com uma inicial. Além disso, os pais dessas crianças não têm condições financeiras de dar um presente legal para elas. Como eu não podia dar presente para todos os alunos, envolvi meus amigos nesse sonho e eles abraçaram o projeto. O evento foi muito positivo e inesquecível”, relatou a professora Josidete.

img_4134

As crianças ficaram ansiosas para receberem os presentes e muito contentes por terem os pedidos das cartinhas atendidos. Para a aluna Ingrid Barbosa, de 8 anos, o presente teve uma emoção diferente. A menina disse que a boneca que recebeu seria seu único presente de natal deste ano. “A nossa festa foi um máximo. Foi o meu presente desse ano. A minha mãe está desempregada e disse que não vai poder comprar nada para mim”, disse.

Em situação semelhante, encontra-se o Isaqq Assis, também de 8 anos, que amou o presente recebido. O menino disse que o pai e a mãe estão sem trabalho e por isso não vão ter como presenteá-lo. A pequena Jaqueline Campos, também de 8 anos, amou o lanche e adorou o presente. Ela, que tem medo de boneca, recebeu um kit com livro de história e alguns brinquedos. A felicidade estava estampada no rosto dos pequeninos.

img_4121

Para que o projeto fosse colocado em prática, a ajuda de todos os professores da escola, funcionários e colaboradores foi indispensável. A Cláudia Cutrim foi um dos anjos que contribuiu para a felicidade da criançada. “Onde eu posso ajudar, eu vou. Dividir também é uma forma de amor. Eu acabo ganhando muito mais que eles. É muito gratificante ver o sorriso deles. Para nós é tão pouco, mas para eles vale muito. Estou muito feliz por poder de alguma forma ajudá-los”, pontuou.

img_4131

Outra colaboradora foi a Fátima Aragão, que também ficou muito feliz em poder contribuir com a festa das crianças. “Sentimento indescritível de ver a alegria dessas crianças, que não têm expectativa de ganhar um presente no final do ano. É o mínimo que podemos fazer. O sorriso no rosto deles não tem preço”, ressaltou.

Para a professora Raquel Alves Moraes, foi uma grande satisfação proporcionar esse momento aos seus alunos. “É muito gratificante realizar esse evento, celebrar junto com os nossos alunos. Estamos resgatando a harmonia, a paz, a solidariedade, que por muitos estão sendo esquecidos. Estamos muito felizes. Podemos dizer que vamos entrar de recesso e satisfeitos porque nós conseguimos fazer a festa de natal para essas crianças”, frisou.

img_4112

A professora Jucineide Scrima destacou a importância do ensinamento do verdadeiro sentido do natal e da satisfação de poder dar um pouco de alegria às crianças carentes da escola. “As pessoas já transformaram o natal numa troca de presentes, e nós vemos as expectativas das crianças. Mas, explicamos que Jesus é o nosso verdadeiro presente. Trazemos o que a gente pode, partilha e explica tudo para elas. Nós temos crianças aqui totalmente desassistidas pela família. Essa data é muito importante e nos preocupamos em trabalhá-la dentro da escola”, avaliou.

O projeto “Doe um brinquedo e faça feliz uma criança” foi um sucesso. Professor, se você também é 10 e quer divulgar o seu trabalho, enviei o material para o “Professor Nota 10”, no site do Sindeducação. Suas ações também poderão ser divulgadas.

img_4152

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.