Clipping Agosto/2017

1º.08.2017

Bom dia Brasil TV Globo – Greve dos professores de São Luís

Jornal O Estado do Maranhão –  Em entrevista, a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco denuncia a situação caótica das escolas, as péssimas condições de trabalho do professor e também cobra a concessão do reajuste salarial, que é direito dos professores.

Veja aqui a reportagem 

Ponto Final RÁDIO MIRANTE AM 600,  – Por telefone, entrevista com a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, falando que os professores municipais decidiram iniciar uma greve, pois a Prefeitura não quer negociar com a categoria. O educador tem feito sacrifícios diários para dar aula em um ambiente que não tem nenhuma infraestrutura e não é possível “fazer de conta” que está tudo bem. A professora afirma que é necessário, inclusive, mostrar para os alunos que é importante lutar por uma educação melhor. Elisabeth esclarece que a Prefeitura tem que demonstrar que tem interesse em negociar, discutir, pois alguns espaços precisam de manutenção urgente. Ainda ressalta que, neste ano, não houve reajuste salarial para os professores municipais.

Ouça na íntegra a entrevista 

Rádio Educadora, Programa Roda Viva, apresentador Jura Filho informa que os professores da rede municipal não vão retornar às aulas hoje (01), quando seria o início do 2º semestre devido à falta de negociação. De acordo com o Sindeducação, a partir hoje (01) os professores parar por tempo indeterminado. Os motivos seriam a falta de infraestrutura nas escolas, da melhoria da qualidade da merenda e transporte, da segurança e desvalorização dos profissionais do magistério.  Essa é a 1ª vez em 10 anos que a Prefeitura não sinaliza com reajuste salarial, de acordo com a presidente do Sindicato, Elisabeth Castelo Branco.

Ouça a entrevista na íntegra

Rádio Difusora, Programa Conversa França, entrevista com a presidente do SINDEDUCAÇÃO, professora Elisabeth Castelo Branco, e a professora Gleise Sales, falando que os professores municipais decidiram iniciar uma greve, pois a Prefeitura não quer negociar com a categoria. Na ocasião, fala dos problemas encontrados nas escolas municipais.

Ouça a entrevista na íntegra

TV MIRANTE, Jmtv 1ª Edição: Matéria destaca que representantes do Sindicato dos Professores de São Luís realizaram hoje (01) uma vistoria em escolas municipais para verificar o andamento das reformas feitas pela Prefeitura. Os representantes do Sindicato queriam verificar a situação das escolas antes do reinicio das aulas. Os sindicalistas e a equipe de reportagem da TV Mirante foram impedidos de entrar em uma das escolas. Sonora com a presidente do SINDEDUCAÇÃO, Elisabeth Castelo Branco, falando sobre o objetivo da vistoria nas escolas.

 

TV Guará, Programa VDR: Matéria destaca a greve dos professores da rede municipal. Os professores estão pedindo em primeiro lugar melhores condições de trabalho. Sonora com presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, falando dos problemas estruturais das escolas municipais.

Rádio Jovem Pan – Apresentador lê manchete de jornal local informando sobre a paralisação dos professores das escolas municipais. Segundo o SINDEDUCAÇÃO, o movimento é decorrente da pauta de negociação com relação ao reajuste salarial 2017 e da lentidão na reforma das escolas. Henrique comenta que os professores tiveram 39,8 de reajuste nos últimos 04 anos, o que ele considera um bom reajuste. Diz que tem categoria que esta há 03 anos, entrando no quarto, sem nenhum reajuste.

Ouça aqui. 

Acorda Maranhão Rádio Mirante AM  – Por telefone, a presidente do SindeducaçãoElizabeth Castelo Branco, fala da greve geral da categoria por tempo indeterminado em razão da falta de negociação com o poder público municipal. O sindicato fará blitz nas escolas para conscientizar os educadores sobre seus direitos. Informa que no dia 9 de agosto os professores se reúnem para realizar o ato “O Grito pela Educação”. Questionada pelo apresentador sobre o motivo, a presidente diz que está nítido para a sociedade a falta de infraestrutura nos espaços escolares. Os professores estão lutando por melhores condições de trabalho, construção de creches, escolas e quadras.

Ouça aqui.

Maranhão Acontece TV GUARÁ – Matéria informa que o atraso nas entregas das escolas em reforma, condições precárias das unidades de ensino e também a questão salarial foram alguns dos motivos para o início da greve dos professores da rede municipal. O sindicato dos Educadores de denuncia que há dez anos a Prefeitura de São Luís não atende ao um reajuste em acordo com o piso salarial do magistério. A orientação do sindicato é para que os professores não reiniciem as aulas nesta quarta-feira (02). Sonora com a presidente do SINDEDUCAÇÃO, Elisabeth Castelo Branco, falando sobre a greve da categoria e problemas estruturais das escolas municipais.

Jornal da Guará – Matéria informa que o atraso na entrega das escolas em reforma, condições precárias das unidades de ensino e também a questão salarial foram alguns dos motivos para o início da greve dos professores da rede municipal. A orientação do Sindicato é para que os professores não reiniciem as aulas nesta quarta-feira (02). Sonora com a presidente do SINDEDUCAÇÃO, Elisabeth Castelo Branco, falando sobre a greve da categoria e problemas estruturais das escolas municipais.

 RÁDIO  FM, Na Hora – Apresentador Flávio Chocolate informa que os professores da rede municipal de São Luís decidiram não retornar à sala de aula a partir de hoje, quando deveria ter início o segundo semestre letivo 2017. A greve geral da categoria foi aprovada em assembleia realizada dia 27 de maio. Durante a assembleia, ficou decidido que a Prefeitura de São Luís teria até dia 1º de agosto para avançar nas negociações da campanha salarial 2017. O Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), diz que esta é a primeira vez em cerca de 10 anos que a Prefeitura de São Luís não sinaliza com reajuste salarial.

Ouça aqui. 

Portal Guará – Professores de São Luís paralisam atividades 

O Quarto PoderEducação municipal tem mais de 40 escolas sem condições 

Blog Dalvana Mendes – Edivaldo alivia divida de aliado mas nega reajuste aos professores 

Blog Davi Max – Edivaldo alivia divida de aliado mas nega reajuste aos professores

Blog Mário Carvalho – Agosto começa com greve dos professores

Blog Ronaldo Rocha – Edivaldo e uma educação que não avança 

 

______________________________________________________________________________________________________

02.08.2017

Jornal O Estado do Maranhão – No primeiro dia de greve, professores vistoriam escolas. Veja a matéria aqui.  

Jornal O Estado do Maranhão – presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, fala sobre o movimento paredista. Veja aqui. 

Rádio Educadora, Programa Roda Viva – Apresentador Juracy Filho informa que no primeiro dia de greve dos professores do Município de São Luís, foram feitas vistorias em algumas escolas, como a Unidade Básica Bernardino Espíndola, na Rua Celso Magalhães, Centro, onde foram encontradas várias irregularidades. Apresentador espera que seja logo resolvida a negociação entre a classe e o Município.

Ouça aqui.

TV Brasil, Jornal Repórter Maranhão – Matéria informa que alunos das unidades municipais de ensino em São Luís deveriam ter retomado as aulas ontem (01), mas os professores decidiram suspender por tempo indeterminado o reinicio das aulas. O motivo é a falta de cumprimento de acordo no reajuste salarial e a lentidão na reforma das escolas. Em sonora, presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco, falando sobre o assunto.

TV Guará, Jornal Maranhão Acontece – Matéria informa que hoje (02) muitos estudantes da rede municipal de ensino encontraram as portas fechadas em unidades que estão em reformas e sem previsão de retorno. A greve dos professores também adiou o retorno das aulas. A falta de infraestrutura nas escolas, má qualidade da merenda e transporte escolar, segurança precária nas unidades escolares, desvalorização dos professores e falta de reajuste anual no salários dos educadores, são alguns dos motivos, anunciados pelo SINDEDUCAÇÃO, que levaram os professores deflagrar a greve, entre eles, Apesar das justificativas, tem gente discordando da decisão pela paralisação. Sonora com pais de alunos reclamando da falta de aula.

 

Jornal O Imparcial onlineProfessores decretam greve geral 

______________________________________________________________________________________________________

03.08.2017

TV Mirante Jmtv 1ª Edição – Matéria destaca que professores cobram reajuste de salário e melhorias em escolas municipais de São Luís. Os educadores  entraram em greve no dia  01 de agosto. Sonora com a presidente do Sindicato dos Professores, Elisabeth Castelo Branco, fala sobre os rumos da greve da categoria.

Rádio Mirante Pronto Final – No estúdio, entrevista com presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco, falando sobre a greve dos professores municipais. A entrevistada destaca que ontem (2) foram visitadas escolas em 5 áreas da capital e foi constatado que 72 unidades aderiram ao movimento paredista. Elisabeth diz que é cobrado da Prefeitura que o recurso que vem para a educação seja aplicado, que as escolas sejam reformadas e que os anexos sejam fechados. Afirma que o Sindicato acompanha as reclamações dos pais em rádios a respeito das condições escolares. Na oportunidade, a presidente do Sindeducação comenta a respeito das participações dos ouvintes professor Rodrigo Goulart, Fabrício (Cohatrac), Sandoval (Sol e Mar), Chicão, deputado César Pires e fala acerca da falta de recursos para lecionar. Finalizando, parabeniza os professores que estão no movimento paredista.

Ouça aqui. 

Jornal O Estado do Maranhão – Professores não voltam à sala de aula. Veja aqui

Blog O Quarto Poder – Sindeducação ajuíza ação contra possível retaliação aos professores grevistas 

Blog do Gilson VieiraDeputado Welligton exige respeito à educação em São Luís 

Portal Assembleia Legislativa – Deputado Welligton cobra solução para finalizar greve em São Luís 

_____________________________________________________________________________________________________

04.08.2017

TV MIRANTE, Bom Dia Mirante – Matéria informa que segundo o Sindicato dos Professores, em pelo menos trinta escolas municipais o ano letivo sequer começou. Muitas estão em reforma e outras com problemas de infraestrutura. Agora os professores entraram em greve por aumento salarial de 7,64% e também para cobrar melhorias nos prédios.  A greve começou tímida e os professores ainda estão aderindo aos poucos a paralisação que foi iniciada há três dias. As escolas que ainda estavam funcionando receberam a visita da blitz do Sindicato dos Professores. A ideia era ouvir as reclamações da categoria e depois fechar a escola. Sonora com a presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco. Em nota, Semed informou que até o fim do ano 120 escolas serão reformadas. Afirmou que mantem diálogo permanente com os professores e também que concedeu reajuste de 39% no acumulado dos últimos quatro anos. A Secretaria não se pronunciou sobre a denúncia do Sindicato de que o ano letivo não teria começado em trinta escolas.

 TV MEIO NORTE, Agora Maranhão –  Matéria mostra que estudantes de escolas públicas da rede municipal de São Luís estão fora das salas de aula. Os professores permanecem com a greve que foi anunciada desde o mês de maio.

Blog da KelyPrefeito desrespeita educação maltrata a educação 

Portal G1 – Professores da rede municipal entram no terceiro dia de greve 

RÁDIO DIFUSORA AM 680, Nossa Voz – Por telefone, a presidente do Sindeducação, Elizabeth Castelo Branco, fala sobre a situação da greve dos professores da Rede Municipal.

Ouça aqui. 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.