CIDADE OPERÁRIA | Creche “pré-inaugurada” pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior prossegue fechada

Prefeito fez foto ao lado das crianças fardadas, em imagem captada no mês de Novembro de 2018. A Creche Cidade Operária ainda não foi inaugurada de fato. (Imagem divulgação: Agência São Luís – créditos: Maurício Alexandre).

Matéria publicada (clique AQUI e leia) no dia 7 de Novembro de 2018 com o trecho Localizada à Avenida Leste, na Cidade Operária, a obra da creche aguarda somente o término dos serviços de urbanização da área externa dedicada ao estacionamento em frente à escola e a colocação de gramas nos canteiros do jardim, para ser entregue à população”, o portal oficial de notícias do Governo Municipal de São Luís anunciava o que seria a inauguração da primeira creche na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Passados quase um ano, e um total de quatro promessas de inauguração, o Sindeducação esteve na última quinta-feira, 15, na Creche da Cidade Operária para averiguar a situação do prédio que já deveria ter sido inaugurado e estar atendendo cerca de 200 crianças da região em tempo integral.

Urbanização da área externa nunca foi concluída. Faz quase 1 ano da “pré-inauguração” do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As dirigentes do Sindeducação, professoras Nathália Karoline e Izabel Cristina, constataram situação parecida com a da Creche Chácara Brasil. Abordamos o tema em matéria que pode ser acessada clicando AQUI!.

No momento da visita havia uma equipe de apenas quatro trabalhadores iniciando serviços de calçamento e escoamento. “Essa urbanização da área externa, segundo o portal de notícias do governo, era o que faltava para a inauguração, ou seja, quase um ano para começar a resolver serviços tão simples?”, indaga a dirigente Nathália Karoline.

A dirigente também critica o alarde feito à época com a promessa da inauguração. “Chegaram a fazer foto com as crianças fardadas, criando uma expectativa que nunca se concretizou, pois já estamos no mês oito e nada dessa creche funcionar”, lamenta.

Dirigente Sindical gravou vídeo na frente da Creche Chácara Brasil. Confira:

PANORAMA DO PRÉDIO – O sindicato constatou que o prédio da Creche Cidade Operária prossegue sem fornecimento de água e com energia elétrica em apenas um pavimento do prédio, o primeiro. “A bomba para distribuição de água pelo prédio nunca foi instalada”, comenta a professora Izabel Cristina.

Algumas janelas localizadas na parte dos fundos já estão danificadas, e com o muro baixo, o prédio fica vulnerável a ação de vândalos. O Sindeducação encontrou as salas de aulas e de atividades complementares trancadas, mesmo assim constatou a mesma realidade da Creche Chácara Brasil, não há mobília instalada, apesar da Prefeitura de São Luís já ter recebido, por meio dos termos de compromisso (números 201601203 201601560), assinados pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior nos dias 16 e 18 de Outubro de 2018, o valor de R$ 1,59 milhão de reais para a compra de todo o mobiliário das creches localizadas na Chácara Brasil (Turu) e Cidade Operária.

Os documentos são do extrato do Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), e a data limite para uso da verba é novembro desse ano. Leia a matéria publicada à época sobre o assunto. Clique AQUI!

O Sindeducação também denuncia que ainda não foram designados profissionais para atuarem nas creches, ou seja, o quadro administrativo e pedagógico ainda não foi formado. “Pelo que sabemos, a SEMED ainda não definiu as questões administrativas, pedagógicas e de pessoal da equipe multidisciplinar dessas creches”, avalia a dirigente Nathália Karoline.

Fazemos um apelo à SEMED, Ministério Público, para que as atividades da creche Cidade Operária sejam iniciadas o quanto antes, pois mais uma vez, o prejuízo maior recai sobre as centenas de crianças que aguardam pela inauguração, onde infelizmente, algumas já estão até saindo da idade pré-escolar e não vão usufruir desse espaço, um direito que está sendo negado”, finalizou.

Apesar do prédio estar 100% pronto, a Prefeitura de São Luís tem repassado para o FNDE que o índice de conclusão da cheche é de 99%, e que a previsão para a finalização do 1% restante é dia 31 de Agosto de 2019. Clique AQUI e veja.

Imprensa Sindeducação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.