Na tarde desta segunda-feira, 14 de agosto, o Sindeducação novamente reuniu a categoria para deliberar sobre os rumos da Greve Geral e definir os próximos passos do movimento paredista. Mais uma vez os professores lotaram o auditório do Sindeducação e mostraram unidade e engajamento na construção da Greve.
A plenária teve início com a avaliação conjuntural do movimento paredista feita pela presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco que com um discurso forte e unitário convocou os professores para o enfrentamento em busca da garantia dos direitos e por uma educação pública de qualidade.
“Precisamos estar unidos em busca do melhor para essa categoria. Não podemos nos amedrontar, temos que lutar e mostrar para o Prefeito Edivaldo Holanda Junior que aqui ninguém tá pedindo favor, somos todos concursados, competentes e responsáveis com o nosso trabalho, com a nossa profissão”, disse Elisabeth Castelo Branco.
A Assessoria Jurídica, representada pela advogada Helen Luce esclareceu pontos específicos sobre o movimento paredista, tirando dúvidas sobre a formação da comissão do comando de greve e sobre as ações tomadas pelo sindicato no âmbito jurídico.
Com a abertura das inscrições para participação dos professores, começaram os debates sobre os próximos passos do movimento paredista. A secretária de assuntos jurídicos do Sindeducação, Raimunda Rodrigues, salientou para a importância da formação da comissão do comando de greve e propôs a eleição dos membros na plenária, ideia que foi aceita pela categoria com a ressalva desses membros serem ratificados na Assembleia Geral marcada para o dia 21 de agosto, a partir da 15h, na Fetiema.
Em seguida a professora Nathália Karoline, propôs a construção de um grande ato público para a próxima quinta-feira, 17 de agosto, na Porta da Prefeitura de São Luís, para chamar a atenção da sociedade e mostrar para o Prefeito Edivaldo Holanda Junior a força e a unidade dos professores. Ideia que foi ratificada pela plenária por unanimidade.
“Novamente a nossa plenária foi muito produtiva. O professor está entendo que só com a unidade, se constrói a luta e só com a luta que se garante direitos, se garante uma educação pública de qualidade. E nós não vamos nos calar enquanto não tivermos os nossos direitos respeitados, as nossas escolas aptas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem e o professor valorizado, com mais essa demonstração de força da plenária de hoje, seguiremos ainda mais fortalecidos e combativos, disparou a professora Elisabeth Castelo Branco.
Agenda de Greve
15.08.2017
Visita a Câmara de Vereadores de São Luís
Concentração: Câmara de Vereadores
Horário: a partir das 09h
15.08.2017
Blitz nas escolas
Concentração: sede do Sindeducação
Horário: 7:30 (manhã) / 13:30 (tarde)
15.08.2017
Reunião Comando de Greve
Concentração: sede do Sindeducação
Horário: 14h
16.08.2017
Blitz Escolas
Local: sede do Sindeducação
Horário: 07h30 e 13h30
17.08.2017
Ato Público
Local: Praça João Lisboa
Horário: A partir das 08h
Professor, a luta é coletiva e precisamos seguir unidos, combativos e engajados. Verás que um professor não foge à luta. Respeito e valorização, já!