Na próxima terça-feira, dia 17 de março, os professores da Rede Pública Municipal de São Luís vão paralisar as atividades, pela segunda vez nesse mês, em advertência à política de arrocho salarial imposta pelo Governo Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que submete os profissionais do Magistério a perdas salariais na ordem de 32,15%, referente aos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020.
Na programação está previsto um debate sobre o Novo FUNDEB e Financiamento da Educação Pública, que ocorrerá no auditório Alberto Abdalla, localizado na sede da FIEMA, na Cohama. Para as palestras o Sindeducação convidou os professores Anizio Melo, presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará – APEOC Sindicato, e a professora doutora Cacilda Cavalcanti, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e dirigente da APRUMA – Seção Sindical do ANDES.
No evento, os professores também terão a oportunidade de assistir a apresentação “Empoderamento Feminino: Mitos e Verdades com a palestrante Keyth Rouse.
A atividade foi aprovada no último dia 18 de janeiro, diante da postura de silêncio da Prefeitura de São Luís, que não abre diálogo com a categoria para a negociação salarial.
Neste ano, o reajuste nacional do Magistério, previsto na Lei do Piso (11.738/2008), foi de 12,84%, e deveria ter sido implantado em janeiro, mas, assim como nos três anos anteriores, a Prefeitura de São Luís negligenciou o direito dos trabalhadores.
Além de salários, os professores também lutam pela efetivação dos Direitos Estatutários previstos no Plano de Cargos da categoria, Lei Municipal n.º 4.931/2008. Segundo dados do Sindeducação, cerca de 4 mil professores têm direitos a receber neste ano de 2020.
GREVE GERAL – No dia seguinte os professores estão convocados para a Greve Geral da Educação e dos Serviços Públicos. Pela manhã, a partir das 8h, haverá panfletagem na Praça Deodoro; e à tarde, 15h, os professores realizarão um ato político e sairão em caminhada pelas ruas do Centro Histórico da Capital, buscando alertar a sociedade sobre a situação de descaso da Prefeitura com os profissionais do Magistério e a Educação Pública Municipal.
ESCOLAS – A Rede Municipal de São Luís possui 266 escolas, três estão abandonadas pelo Poder Público (UEB Mata Roma, João Mohana e Darcy Ribeiro) e mais da metade está sucateada, necessitando de diversos reparos, que vão desde reformas estruturais, elétricas, hidráulicas, ou mesmo uma simples dedetização ou capina da área externa da escola. Material didático, carteiras, salas com espaços inadequados, número insuficiente de professores, falta de segurança, estruturas que ameaçam desabar, merenda escolar fora do padrão recomendado, são alguns dos outros problemas elencados em relatório produzido pelo Sindeducação.
Imprensa Sindeducação.
2 Comentários
Estamos no início do ano letivo,se o governo municipal nega-se a negociar com a categoria,a deflagração de uma greve por tempo indeterminado não seria exagero.Não dá mais pra tolerarmos passivamente a negação de nossos direitos e de nosso alunado por parte da administração Edivaldo Holanda Júnior.É preciso deixar claro para o Prefeito e o Secretário Moacir que temos sangue nas veias e que não abdicaremos daquilo que nos é de direito.
CONCOORDO!
Enquanto um Juiz..e etc…percebem um salário de 35.000.00….um Professor do Fundamental…percebe uma diária de 80.00
o que totaliza um salário de 2.400.00..!!!😣😳
INJUSTIÇA!
Todos dois profissionais são universitários!
Agora…pergunto:
– “Um Juiz de Direito…pode ser…analfabeto..?
ou na linguagem técnica atual:”pre-silabico”?
Hã….???????!!!!???!😳
-“Um dentista…um médico…um biólogo…um
TI….um farmacêutico…um engenheiro…etc
etc…etc…podem esses serem PRE SILABICOS(=analfabetos)..e exercerem suas
profissões…SEM SABEREM LER E ESCREVER?????!!!!????🌝😬
Hãã…?
Então…um salário de DOIS MIL E QUATROCENTOS REAIS para um profissional de nível universitário…que leva trabalhos para fazer em casa…que trabalha sob taaantas exigências…e em condições precárias …é….é… .SALARIO INJUSTO!
SALARIO ERRADO… pois nossa função na
Sociedade é mesmo….FUNDAMENTAL!
NENHUM profissional dos bem aquinhoados por ganhos estratosféricos…chega aonde
chegou….sem os PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL!
Então…mais RESPEITO E CONSIDERAÇAO com a Categoria! Amém.👍🇧🇷