O Sindeducação deu a largada para preparação da Campanha Salarial desse ano ainda em dezembro de 2022 veja aqui e aqui e organizou tudo para dialogar com a categoria. No dia de ontem, 24 de janeiro, marcamos presença na Jornada Pedagógica da rede e construímos uma linda manifestação reivindicando o pagamento dos Precatórios do FUNDEF, transformando o Dia Nacional dos Aposentados e Aposentadas em um dia de celebração e luta!
Durante a realização da Jornada Pedagógica, na cerimônia de abertura realizada na manhã desta terça-feira, o prefeito Eduardo Braide anunciou aos (às) professores (as) presentes que este ano cumprirá a Lei Nacional do Piso do Magistério e que o percentual de reajuste concedido para toda a categoria será de 15%. O prefeito frisou também que aposentados (as) com paridade também receberão aumento. De acordo com prefeito, o Projeto de Lei que dispõe sobre o reajuste será remetido à Câmara Municipal de São Luís até a sexta-feira, 27 de janeiro.
O Sindeducação celebra com toda a categoria o cumprimento da Lei do Piso e a repercussão do percentual de 15% em todos os níveis da carreira dos profissionais do Magistério. Esse é o objetivo central de todo sindicato, garantir os direitos da base que representa. Para a entidade, esse reajuste é resultado da organização e da força que a categoria tem demonstrado, especialmente durante a greve de 2022.
Veja como ficará a Tabela Salarial de 2023 (clique aqui).
Não podemos esquecer, durante o ano passado tentamos dialogar e negociar de todas as formas e alertamos para o fato de que Prefeitura de São Luís tinha sim condições de conceder o reajuste anunciado pelo MEC para TODOS. O que foi constatado pela existência das sobras do 70% do FUNDEB que foi rateado em forma de Abono Salarial (relembre aqui). Explicamos também que, se o prefeito tivesse concedido reajuste maior que 10,06% como a categoria reivindicava, esse recurso teria sido aplicado ao longo do ano no salário dos professores.
Acreditamos que, sem o trabalho de mobilização realizado pelo sindicato, que tem atuado incansavelmente em todas as frentes de luta para garantir uma educação pública de qualidade, e a disposição de luta da categoria, não teríamos conquistado essa vitória! Categoria de professores (as): tem que respeitar e valorizar!
QUEREMOS E MERECEMOS MAIS
Reajuste anunciado. Acabou a luta da Campanha Salarial de 2023? Com certeza NÃO. Além de acompanhar minuciosamente a tramitação do PL que será enviado à Câmara, temos uma Pauta de Reivindicações extensa para discutir, entre as quais:
- Regularização de todos os direitos Estatutários;
- Construção e reformas de verdade das escolas. Queremos espaços de trabalhos dignos. Inclusive com o período de chuvas, várias escolas já estão alagadas e sem condições de funcionar;
- Política de formação continuada que contemple todas as demandas formativas de todos os níveis e modalidades da rede, com vagas para todos e todas nos cursos ofertados pela Semed;
- Fim do assédio moral! Não aceitaremos desrespeito e humilhações seja nos espaços escolares, seja quando buscamos orientação e serviços na Superintendência de Recursos Humanos;
- Pagamento dos Precatórios do FUNDEF já!
Por isso, a Direção do sindicato está convocando para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 4 de fevereiro de 2023, às 8h30min, em 1ª convocação e a partir das 9h, em 2ª convocação. O Edital foi publicado no Jornal Pequeno, edição de ontem (24), na Editoria Nacional, página 7. (clique aqui)
Pelo documento, a gestão “Da unidade vai nascer a novidade” convoca os associados e associadas, para tratar das seguintes pautas: 1-Informes Gerais; 2 – Deliberações sobre a Campanha Salarial 2023; 3- Eleição da Mesa de Negociação; 4 – Eleição de delegados da base para a 4ª Plenária Inter congressual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que será realizada de 17 a 19 de março de 2023, em Brasília (DF).
Na Campanha Salarial de 2023 devemos exigir que a qualidade da educação e a valorização do magistério sejam prioridades no orçamento da gestão do Prefeito Eduardo Braide (PSD).
Queremos também dialogar sobre a necessidade de reverter o achatamento da tabela salarial que ocorreu em 2022 com o reajuste diferenciado, que resultou numa quebra da carreira e perdas salariais para os professores de nível superior em cerca de 32%. Não deixaremos de lutar para recuperar a proporção da tabela aprovada em 2008. O Estatuto do Magistério foi uma conquista histórica da categoria, fruto de muitas lutas, greves e manifestações, sendo consequência do reconhecimento do trabalho e dedicação dos profissionais do magistério para construção da educação pública de São Luís.
Veja a tabela (aqui)
Veja tabela de 2022 em vigor (aqui)
Nós permaneceremos lutando e contribuindo com a educação de São Luís, por isso não aceitaremos a destruição dessa conquista tão importante, pois ter um plano de carreira que incentive a permanência na função docente é uma das bases do tripé da valorização profissional, junto com salários justos e adequada formação profissional – inicial e continuada. Somos profissionais e merecemos ser respeitados como tal!
CONSTRUÇÃO DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DE 2023
Neste ano, a construção da Pauta de Reivindicações será interativa. Até o dia 3 de fevereiro de 2023, os professores poderão contribuir com a elaboração/ atualização da pauta, escrevendo no formulário abaixo as demandas que consideram prioritárias para a luta da categoria neste ano. (clique aqui)
Participe! Categoria unida e organizada é sinônimo de vitória.
Valorização e Respeito para os (as) professores (as)!
Revalorização da Carreira Já!
Veja o no edital com a retificação do endereço (clique aqui)