Blitz nas Escolas 2022

Área Itaqui Bacanga
Nesta terça-feira, 25 de janeiro, diretores do Sindeducação estiveram novamente em campo visitando as escolas da rede pública do município de São Luís. Nesta semana, na ação Blitz nas Escolas 2022, o Sindeducação passa por várias unidades espalhadas pela capital maranhense para checar o atual status de suas infraestruturas, se elas passam por reformas ou reparos. No núcleo Itaqui Bacanga foi possível constatar que a maioria delas já estão recebendo intervenções em suas instalações.
Nesta área, foi observado que, apesar de existirem grandes equipes de obras trabalhando nas escolas em ritmo acelerado, muita coisa ainda precisa ser feita. Os diretores do Sindeducação avaliam há uma desigualdade nas intervenções feitas nas diferentes escolas. Algumas estão passando por modificações estruturais amplas, com troca das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, troca dos forros, pisos e reconstrução de banheiros, isto é, verdadeiras reformas, uma demanda histórica da categoria que é fruto da luta e da mobilização dos professores e professoras, e que tem sido pauta prioritária no diálogo do sindicato com a prefeitura na gestão Da unidade Vai Nascer a Novidade.
Por outro lado, a diretoria observou também na área Itaqui Bacanga que, em algumas escolas, estão sendo feitos apenas reparos onde deveria acontecer intervenções mais amplas. Nos prédios mais antigos, por exemplo, em que o reboco ainda é de barro, foram realizadas melhorias em algumas salas e não no prédio todo. É preciso que a Prefeitura de São Luís veja essas obras com um olhar muito mais sensível e garantir que todos os requisitos sejam contemplados para atender às normas exigidas pelos órgãos responsáveis. Garantindo boa qualidade da estrutura das edificações, para que escolas com forros que desabam com frequência, banheiros sem pias e vasos entupidos, inclusive com falta de água e energia elétrica não façam mais parte da realidade cotidiana da educação pública da rede municipal.
O Sindeducação segue com as Blitz nas Escolas 2022, a diretoria está em campo, visitando escolas por regiões e lutará para que todas as escolas da rede tenham condições estruturais seguras e salubres para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

_______________

IMPRENSA SINDEDUCAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *