Como parte das homenagens ao educadores pela passagem do Mês de Outubro, em que se comemora o Dia do Professor (15), o Sindeducação inaugurou, nesta segunda-feira, 30, a Sala “Saúde do Professor” na sede administrativa da entidade localizada no Conjunto Cohab-Anil. A solenidade de lançamento, que contou com a presença de diretores e profissionais da saúde que vão atuar no espaço, também é parte das ações do projeto Saúde do Professor desenvolvido pelo sindicato.
O projeto é voltado para a saúde física e mental do professor. A Sala Saúde do Professor vai proporcionar um atendimento de qualidade, com profissionais da área da saúde como Clínico Geral, Dentista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Massoterapeuta e Acupunturista.
Os atendimentos agendados no período de 7 a 11 de Outubro, serão totalmente gratuitos. Para marcar, basta ligar em horário comercial, 8 as 12h e das 14 as 18h, para o telefone 98802-0841 / 3225-4375. Posteriormente, as consultas serão disponibilizadas no sindicato com preço acessível para os associados e dependentes.
Os serviços de saúde são exclusivos para professores sindicalizados e seus dependentes.
Segundo a professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação, a Sala do Professor vai ser um ambiente permanente no sindicato, com objetivo de facilitar o acesso do professor aos profissionais da saúde. “A entidade sindical tem se esforçado para proporcionar ações direcionadas ao bem-estar físico e mental do professor. Nossos professores estão adoecendo e isso nos preocupa. Acreditamos que o projeto visa amenizar e reduzir os problemas enfrentados pelos professores no ambiente escolar. Com o preço acessível, os educadores certamente conseguirão ter mais acesso aos profissionais, e assim, poderão cuidar melhor da saúde”, frisa a dirigente.
Para a Segunda Tesoureira, professora Nathália Karoline, o Sindeducação mais uma vez fez história, pois de forma pioneira, com seu diferencial e compromisso de oferecer sempre o melhor para os professores, disponibiliza novos serviços de saúde e especialidades médicas na sede do sindicato. “A Sala Saúde do Professor demostra, mais uma vez, a luta do Sindeducação e mais uma grande conquista dessa gestão que pensa de forma diferenciada”, destacou.
A diretora Isabel Cristina, Tesoureira, também destacou a atuação da entidade sindical. “O Sindeducação é uma instituição que luta e batalha pelos direitos do professor. Conseguimos agora, através do projeto Saúde do Professor, essa conquista que é muito importante para nós, um espaço com várias especialidades. Então, professor, venha até o sindicato”, pontuou.
As diretoras Mary Lourdes, secretária de Aposentados, e Raimunda Nonata, secretária de Assuntos Jurídicos, também participaram da solenidade de inauguração da Sala Saúde do Professor.
ESPECIALISTAS
O médico, Clínico Geral, Pedro Felipe mencionou a importância desse projeto para a categoria dos professores. “O profissional do Magistério tem uma carga horária extremamente elevada, e com o tempo limitado, deixam o cuidado com a saúde de lado e acabam acumulando diversos problemas. A origem desse projeto é cuidar do professor; essa classe trabalhadora, esforçada, que passa por tantos problemas, por isso, eles merecem esse espaço”, avaliou.
A fonoaudióloga Amanda Monteiro também parabenizou a entidade sindical pela iniciativa. “Estão de parabéns por contratar também um profissional para cuidar da saúde vocal do professor, que usa sua voz diariamente como instrumento de trabalho. Vamos atuar na prevenção e no tratamento dos professores que já estão diagnosticados com alguma patologia vocal. Vai ser muito importante para a saúde deles”, ressaltou.
A nutricionista Lourdes Mary falou sobre a importância do profissional da nutrição para o bem-estar do professor. “Primeiro lugar quero parabenizar o sindicato dos professores pelo projeto. O nutricionista é o profissional que vai se dedicar à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação para beneficiar todos esses profissionais”, evidenciou.
A nutricionista Leila Machado também falou sobre os benefícios da nutrição. “O sindicato está de parabéns por olhar para a saúde do professor. Nesse contexto, a Nutrição vem ajudar esse profissional a cuidar mais de si e proporcionar uma manutenção da sua saúde através da alimentação. Além de atuar na recuperação desse profissional que recebe uma carga de trabalho tão exacerbada”, afirmou.
A educadora física Leonice Sá ressaltou a iniciativa do sindicato, e disse ver um grande avanço para os professores com a chegada de uma Equipe Multidisciplinar, para a realização de um trabalho humanizado. “A massagem tem um benefício primordial na vascularização, melhora a retenção de líquido, o tônus muscular e alivia as dores. A massagem não trabalha só com a estética, trabalha principalmente com a respiração, aliviando a tensão do dia a dia. Ela traz um bem-estar físico, além de proporcionar a calma e estabilizar a frequência cardíaca”, pontuou.
Leonice vai trabalhar com massagem e drenagem linfática para os professores interessados.
O Sindeducação já oferece os serviços de odontologia aos seus associados com uma equipe composta por três dentistas. A equipe é formada pela dentista Larissa Saraiva, que atua na Clínica Geral; pela dentista Karina Neres, que atua com próteses fixas e removíveis; e pelo ortodontista Robert Lima Costa, especialista em tratamentos com aparelhos ortodônticos. Juntos, até agosto de 2019, os dentistas realizaram quase 700 atendimentos (Relembre Aqui).
A dentista Larissa Saraiva participou da inauguração da Sala do Professor e comemorou mais essa iniciativa do Sindeducação. “Todos os profissionais estão aqui para somar com a saúde dos professores e melhorar a qualidade de vida deles. É uma classe muito trabalhadora, e sem eles não estaríamos aqui. Fomos formados por professores. Esse espaço é muito necessário e ficamos felizes com a iniciativa do sindicato”, evidenciou.
O Sindeducação também disponibiliza, para professores sindicalizados, atendimento psicológico na sede do sindicato. Ao longo de um ano, o setor psicológico do Sindeducação fez 83 sessões de atendimento com professores e dependentes. Nesse período, os casos mais recorrentes foram de professores com quadro de Depressão, transtornos de Ansiedade e Síndrome de Burnout.
A entidade sindical conta com o trabalho da psicóloga Deborah do Nascimento Santos, que realiza atendimento na segunda e quarta-feiras, a partir das 14h30.
Imprensa Sindeducação.