A dança como instrumento de lazer e interação social. Esse foi o tema do último encontro realizado pela Secretaria de Aposentados do Sindeducação, na quarta-feira (18). O grupo de professoras aposentadas aprendeu de maneira prática, várias emoções que esta expressão artística pode proporcionar ao corpo e mente.
Durante a reunião também foi realizada uma reflexão sobre a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo defender a vida e combater o suicídio, e nesse sentido a dança se torna um método terapêutico, que busca do equilíbrio do indivíduo na sociedade.
Para a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco, é mais que uma forma de distração e lazer, proporciona um bem-estar físico e emocional.
A sindicalista também lembrou que o grupo de Aposentadas do Sindeducação é um grupo forte, com vitalidade e alegria. “Na terceira idade, algumas pessoas se sentem sozinhas e tristes, assim a depressão vem se tornando uma realidade latente; e a preocupação da entidade sindical é justamente proporcionar atividades que proporcionem o bem-estar e valorização da vida”, explicou Elisabeth Castelo Branco.
“Os professores aposentados já contribuíram muito com a educação do Município de São Luís. É uma forma de retorno, de respeito, e de compromisso com os aposentados”, destacou a professora Gleise Sales, diretora de Assuntos Educacionais do Sindeducação.
Durante a programação, os aposentados puderam participar de oficinas de ritmos com dançarinos profissionais do Estúdio de Dança Clay Carlos, e ainda apresentaram uma coreografia para cada ritmo: Forró Pé de Serra; Samba; Frevo; Reggae; e Lambada.
A secretária dos Aposentados, professora Mary Lourdes Santos, comemorou o resultado do evento. “A importância é tamanha para nós. Nos sentimos maravilhosamente bem quando o sindicato nos proporciona esses momentos. Nossos encontros são alegres e dinâmicos. Somos aposentados só no nome, aproveitamos cada momento. Está sendo tudo de bom e nossa intenção é melhorar cada vez mais”, frisou a dirigente.
DEPOIMENTOS – Para a aposentada Maria de Jesus, os encontros promovidos pelo sindicato são muitos prazerosos. “A integração sempre foi muito boa. Somos todas unidas, parceiras. É um momento muito bom porque a gente se descontrai, conversa, conhece os problemas uma das outras. Esse convívio nos faz bem”, disse.
Essa convivência também é muito gratificante para a aposentada Maria da Graça Furtado. “Reavivamos nossas memórias. Aqui somos motivadas, por isso eu adoro e espero só coisas boas desses encontros”, declarou.
Animada, a aposentada Rosa Cardoso afirmou que se reúne para brincar, renovar pensamentos e amizades de muitos anos. A aposentada Lucilene Oliveira, mesmo operada recentemente dos olhos, não deixou a “peteca cair” e participou da dança. “Me sinto muito feliz, realizada em olhar minhas amigas. Muito gostoso esse momento promovido pelo sindicato”, destacou.
A aposentada Natividade Abreu afirma esperar ansiosa pelos encontros com as aposentadas, porque são sempre dias alegres e descontraídos. Estimulante foi a palavra usada pela aposentada Helena Belfort, que ainda mencionou a importância do trabalho coletivo realizado pelos idosos. As aposentadas Magnólia Monteiro e Maria Creuza também disseram que aproveitam bastante e que gostam desses momentos de interação com as colegas.
NOVOS INTEGRANTES – Segundo dados do Sindeducação, o número de participantes das reuniões de Aposentados têm crescido ao longo dos últimos anos. “A cada reunião recebemos novas associadas e associados aposentados, garantindo assim a credibilidade e confiança do sindicato, fato que demonstra a assertiva da entidade nessas atividades promovidas para o bem psicossocial do grupo”, finalizou a presidente do sindicato.
Para participar basta ser professor aposentado, estar filiado ao sindicato, marcar presença nas reuniões que ocorrem todas as quartas-feiras, no período da tarde. O professor/professora deve ligar pela manhã para saber o local da atividade, que sempre muda (3225 – 4375).
Imprensa Sindeducação.