De janeiro a dezembro de 2019, a Assessoria de Comunicação do Sindeducação fez 397 postagens de conteúdo informativo no site do sindicato (www.sindeducacao.org), que resultaram em 160 mil visualizações de páginas feitas por mais de 36 mil internautas. No mesmo período, também alcançou 681 mil pessoas no Facebook e obteve 20,9 mil interações na rede social Instagram, totalizando mais de 735 mil pessoas que receberam uma ou várias informações produzidas pela entidade.
Textos jornalísticos, vídeos e postagens nas redes sociais levaram informações diversas para os professores associados e público em geral. A rotina de visitas às escolas, denúncias, reuniões, resultados das negociações, agenda de mobilização, processos judiciais, dicas de saúde e detalhes dos serviços e convênios oferecidos pelo sindicato, foram alguns dos temas abordados no período.
No Site, houve um crescimento de 53,28% no número de postagens, passando de 259, em 2018, para 397 em 2019. O quantitativo de acessos saltou de 133.234 mil em 2018, para 160.724 mil em 2019, dado que representa um saldo positivo de 20,63%.
Dos 3552 seguidores do Facebook, 2.608 são residentes na Capital maranhense e atuam na área da Educação Pública. Professores de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz, Caxias, Vargem Grande, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília também se destacam entre os que acompanham o Sindeducação nessa rede social. “Em 2019 dialogamos com todo o Brasil sobre os Precatórios do FUNDEF para o Magistério”, lembra a professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação.
Segundo a presidente, a entidade tem buscado aperfeiçoar o modo de se comunicar com a categoria e com a população de São Luís. “Temos que falar com os professores, mas precisamos, também, nos comunicar com a sociedade, para que ela saiba do descaso que a Educação Pública atravessa, e os problemas enfrentados pelos educadores que laboram dia após dia para melhor educar nossas crianças”, avalia a sindicalista.
Maio, Novembro e Abril foram os meses com maior número de visualizações na página do Sindeducação no Facebook, alcançando 134 mil, 98 mil e 87 mil pessoas, respectivamente. As postagens, ao longo do ano, foram compartilhadas 832 vezes e receberam 7.976 cliques.
A publicação com maior alcance, no face, foi uma convocação feita por meio de vídeo, pela presidente do Sindeducação para assembleia geral, no dia 10 de novembro, com 28,5 mil pessoas impactadas.
Em 2019 o Sindeducação passou, efetivamente, a utilizar a rede social Instagram. O número de seguidores saltou de 629 para 1741, com o incremento de 469 postagens no período. A publicação que recebeu o maior número de interações foi “Nota de Repúdio contra a ampliação de jornada de 22 professores, sem diálogo com o sindicato”, com 2.199 impressões.
MÍDIA EXTERNA – Também em 2019, o sindicato conseguiu repercutir, positivamente, 466 inserções nos meios de comunicação externos, como rádios, sites, blog´s, televisão e jornais impressos. Segundo relatório da Comunique, empresa que faz o monitoramento para o Sindeducação, foram 210 publicações diretas, feitas a partir de conteúdo gerado pela Assessoria de Comunicação do sindicato, e 256 indiretas, a partir da imagem que a entidade tem perante a sociedade.
“Em 2020 teremos muitas novidades, e o nosso associado pode esperar mais conteúdo informativo e muita mobilização em defesa dos direitos da categoria. Juntos venceremos!”, ressaltou a presidente, professora Elisabeth.
Imprensa Sindeducação.