Aprovada a Prestação de Contas do exercício de 2023 do Sindeducação

 

Na sexta-feira, 12 de abril de 2024, o Sindeducação realizou Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a presença da diretoria, do Conselho Fiscal, da Assessoria Contábil e categoria. Após o parecer do Conselho Fiscal, a Prestação de Contas foi aprovada, em votação direta, por unanimidade, pela categoria presente.

Na oportunidade, a presidente do Sindeducação, Sheila Bordalo, agradeceu a participação de todos (as) e destacou que o objetivo da gestão “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, ao assumir o sindicato, há três anos, sempre foi de dar transparência à gestão financeira realizada pela instituição, investindo, principalmente nas lutas políticas empreendidas, que resultaram nos últimos anos na valorização da categoria, nas melhorias das escolas da rede pública municipal e na preservação e conservação do patrimônio da entidade.

“Com o trabalho desenvolvido nos últimos anos, com toda a organização construída em conjunto com a categoria, o Sindeducação se tornou uma entidade respeitada em nossa cidade, inclusive vemos o reflexo disso no aumento do número de filiados (as)”, observou a presidente.

A 1ª tesoureira do Sindeducação, Cláudia Aquino, destacou o compromisso de toda a diretoria do Sindeducação, lembrando que os 13 diretores da entidade seguem, desde o primeiro dia que a gestão atual assumiu o sindicato, trabalhando em prol dos (as) filiados. “Temos uma diretoria plural e muito atuante. Nossa gestão democrática está sempre em busca pelas melhores decisões e essa é a função social do Sindeducação, lutar politicamente e administrativamente por nossa base, para isso estamos dispostos a investir nessa luta, de forma eficaz e com total transparência”, declarou Cláudia Aquino.

Durante a assembleia, a diretoria do Sindeducação, em conjunto com a assessoria contábil, a empresa Modelo Contabilidade, apresentou o detalhamento das despesas realizadas em 2023 e pontuou que estas são tratadas com responsabilidade e comprometimento, tendo como foco principal a luta em defesa da categoria. “Hoje nosso (a) filiado (a) consegue chegar na Assembleia Geral e compreender todos os pontos dos balancetes, temos essa preocupação, de colocar informações minuciosas para que ele (a) entenda onde sua contribuição mensal está sendo investida”, explicou a presidente Sheila Bordalo.

A diretoria do Sindeducação observou que, ao longo dos últimos anos, a entidade tem se preparado  para o enfrentamento, já que estávamos vindo de um cenário que foi muito complicado para os (as) professores (as) e a luta da entidade vai muito mais além da busca por um reajuste salarial anual, ela está no dia a dia, dentro das escolas com a Mobiliza Sindeducação, em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com outras entidades, apoiando os movimentos organizados por outras categorias, melhorando o relacionamento institucional com a Câmara de Vereadores e órgãos de fiscalização e defesa de direitos como Ministério Público, Defensoria Pública, etc.

“Outro ponto são nossos investimentos em grandes campanhas de comunicação, como as que são feitas nas emissoras, rádios, publicidade em outdoor e busdoor e que vem refletindo positivamente na imagem da nossa entidade”, observou a secretária de Comunicação do Sindeducação, Ana Paula Martins.

 

A diretora fez uma importante reflexão sobre como os investimentos são importantes para a conquista de direitos e que existe uma preocupação com os valores que são gastos anualmente com a Festa do Educador, que gera uma despesa de mais de R$ 500 mil reais. “Acreditamos que devemos repensar o formato da festa para ela poder seguir com suas próximas edições, seria uma comemoração em outro estilo, onde poderíamos economizar com muitos gastos e ela ser mais democrática. A gente lembra a categoria que, no ano de 2022 tivemos uma greve histórica e que o êxito dela, de se levar mais de 3 mil professores para as ruas, durante 18 dias seguidos e sustentar todo aquele aparato, se deu porque nós tínhamos dinheiro em caixa, pois encerramos 2021 com um superávit na conta bancária, que foi fruto de uma grande organização da nossa diretoria, pois havíamos encontrado uma entidade cheia de dividas da antiga gestão, observou a secretária Ana Paula Martins.

A Assembleia Geral seguiu com o Conselho Fiscal, representado por Luiz de França Araújo Neto, Hugo Rodrigues, Patrícia de Araújo, Gilvan Azevedo, Ciane Moraes e Roberto Carlos dos Santos, que apresentaram o relatório com parecer, recomendando a aprovação, o que foi confirmado em seguida pela plenária, por meio de votação. “Enquanto Conselho Fiscal, nós agradecemos toda a colaboração dos diretores do Sindeducação durante o período que estivemos analisando minuciosamente a documentação. A gente reforça que hoje a categoria consegue entender onde o dinheiro está sendo aplicado com a explanação que é feita pela assessoria contábil e a economia que está sendo feita”, declarou Luiz de França Neto, presidente do Conselho Fiscal.

 

Os documentos aprovados encontram-se disponíveis nos links a seguir:

1. BALANÇO PATRIMONIAL EXERCÍCIO 2023/ CLIQUE (AQUI)

2. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2023/ CLIQUE (AQUI)

3. BALANCETE 2023/ CLIQUE (AQUI)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.