Após árduo trabalho dos professores e do Sindeducação, é iniciada a reforma da UEB Professor João de Souza Guimarães

foto 1 capa

São incontestáveis: o compromisso e a responsabilidade que a gestão Renovar e Avançar na luta tem trabalhado em prol da categoria de professores do município de São Luís. E, o resultado tem sido exitoso, como – por exemplo – o inicio da reforma da UEB Professor João de Souza Guimarães, localizada no bairro Divinéia.

Nesta semana, a direção do Sindeducação esteve na unidade de ensino para acompanhar o inicio das obras. “É uma grande alegria e satisfação em ver que a escola está sendo recuperada e, que a luta da entidade sindical juntamente com a comunidade escolar teve um alcance positivo”, falou emocionada, a presidente Elisabeth Castelo Branco.  

DSC_0104

O caso da UEB Professor João de Souza Guimarães ganhou grande repercussão regional devido à multiplicidade e a gravidade dos problemas na infraestrutura do prédio, além da grande incidência de ações criminosas. No total, foram registradas seis invasões delituosas na escola.

DSC_0106

No ano de 2015, o calendário foi antecipado e as aulas encerraram em dezembro; já no ano de 2016, o ano letivo foi suspenso precocemente – durante todo o primeiro trimestre – por causa de uma pane elétrica.

A precariedade do espaço escolar foi alvo de constantes denúncias do Sindicato ao Ministério Público e, também à mídia. Dentro desse processo de luta pela recuperação do ambiente escolar, o Sindeducação contou com o apoio e efetiva participação de professores, pais e alunos.

DSC_0119

“A caminhada foi árdua, insistente e cheia de percalços”, conta a professora Elisabeth Castelo Branco, em avaliação ao posicionamento omisso do ex-Secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho. A frente da pasta, Geraldo Castro – que sairá candidato a vereador nas eleições de 2016 – geriu a maior anarquia educacional da história de São Luís. Os atropelos de Castro imergiram a educação pública em uma desordem organizacional que, duramente, abaloou o favorecimento de condições básicas e dignas para vivência nos espaços da rede de ensino municipal.

DSC_0107

No enfrentamento, a diretoria do Sindeducação permaneceu firme e irredutível às tentativas camufladas da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de desmarcar as inúmeras reuniões requeridas pelo Sindicato. No entanto, nos poucos encontros concretizados, a professora Elisabeth foi incisiva na cobrança. “É inadmissível, o governo prometer e não cumprir; estamos cansados de tantos discursos e falácias; queremos atitudes concretas e eficazes para solucionar o problema da educação; recursos têm, mas infelizmente não estão sendo aplicados como deveriam”, disparou.      

Em janeiro deste ano, o Sindeducação liderou uma grande manifestação em frente a UEB Professor João de Souza Guimarães. A manifestação teve como objetivo chamar atenção da comunidade em geral para o descaso da Prefeitura de São Luís e da Semed, em relação aos intermináveis problemas que assolam o espaço escolar como a infraestrutura nas redes elétrica e hidráulica; falta de água; falta de vigilância; ausência de material pedagógico; infiltração, insalubridades, além da falta de biblioteca para a prática de leitura; entre outras reivindicações. A passeata que carregou professores, alunos e pais de alunos, percorreu as ruas do bairro Divinéia, Sol e Mar, Vila Luizão, e bairros adjacentes.

DSC_0083DSC_0064

Outra situação no quadro de problemáticas: é a depredação da quadra esportiva da unidade de ensino, que, nitidamente, foge a todos os padrões de viabilidade para o uso dos estudantes. Felizmente, a reforma contemplou o espaço esportivo, tão sonhado pelos jovens e professores daquela comunidade escolar.

De acordo com os responsáveis pela obra, o telhado da escola está sendo trocado e o forro alocado, manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas foram reparadas. A unidade escolar também receberá uma nova pintura. As aulas iniciarão no dia 8 de agosto. Contudo, a entidade sindical permanecerá atenta a concretização da reforma no local.

“O Sindeducação é uma base representativa e expressiva na luta dos educadores; e vem somatizando grandes conquistas para a categoria de professores da rede pública municipal. A conclusão dessa reforma da UEB Professor João de Souza Guimarães será uma grande alegria para os professores, funcionários, alunos e pais. Esse trabalho de fiscalização é um dos compromissos da entidade sindical com a classe e suas necessidades. Com garra e perseverança, a gestão Renovar e Avançar na luta continuará conquistando progressos”, afirmou a presidente do sindicato, professora Elisabeth Castelo Branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.