A falta de manutenção das escolas é um problema constante na rede municipal de São Luís e já vem sendo bastante criticada e denunciada pelo Sindeducação. Essa dificuldade em realizar a manutenção cotidiana que preserve o patrimônio público faz com que as escolas, como a UEB Profa. Maria Thereza Cabral, que tem uma boa estrutura física não tenha condições de atender a comunidade da Zona Rural com qualidade.
Nesta semana, os (as) professores (as) desta unidade de ensino, localizada no Rio Grande, decidiram paralisar suas atividades até a Secretaria Municipal de Educação (Semed) resolver o problema com a climatização da unidade. Sem ventiladores, o calor nas salas de aulas está insuportável e a água que sai dos bebedouros também está quente, não há o mínimo de condições de permanecer dentro dos ambientes, comprometendo o ensino de centenas de estudantes, além da qualidade de vida deles, dos (as) professores (as) e demais profissionais da unidade.
O Sindeducação esteve na escola conversando com os (as) docentes, que acreditam que, para melhorar a situação, o ideal mesmo seria instalar aparelhos de ar-condicionado em toda as salas. Na oportunidade, nossas diretoras orientaram como os (as) professores (as) podem proceder junto à Semed para garantir a melhoria e também para pedir apoio da comunidade escolar com a causa.
Em menos de um mês, o Sindeducação já recebeu várias denúncias sobre a falta de ventiladores e ar-condicionado e também sobre a queima desses aparelhos nas escolas. Nós insistimos para que, dentro do Programa Escola Nova, da Prefeitura de São Luís, haja um programa de manutenção e conservação permanente para garantir que toda a infraestrutura desses equipamentos funcione adequadamente.