​Sindeducação volta a cobrar reajuste na mesa de negociação

Foto 2

A comissão da mesa de negociação se reuniu, nesta manhã, 7, com representantes da Secretaria Municipal de Educação para dar seguimento às discussões sobre a pauta de reivindicação da campanha salarial dos professores.

As pautas discutidas foram referentes ao pagamento das progressões vertical e horizontal, reajuste 7,64%, mais as perdas salariais de 2012 a 2016, perdas essas que somam 16,7%, em quatro parcelas de 4,17% até 2020 e a gratificação de incentivo à docência (R$400,00).

A presidente do sindicato, professora Elisabeth Castelo Branco pressionou novamente a resposta em relação ao reajuste salarial. “O governo municipal já teve tempo suficiente para analisar a proposta da categoria; precisamos de um posicionamento do órgão, pois a delonga indefinida da pauta financeira tem efeito prejudicial aos professores, que aguardam desde o mês de janeiro o cumprimento da data-base”, questionou.  

De acordo com o secretário, Prof. Raimundo Moacir Mendes Feitosa, ontem (06.04) a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com o Comitê Gestor Financeiro para analisar a proposta dos professores, de reajuste de 7,64%; as perdas salariais, a gratificação e os direitos estatutários. No encontro, ficou definido que a Semed juntamente com a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) irão realizar o impacto financeiro sobre a folha, e apresentar na próxima semana o estudo para a equipe financeira.

foto 3

A direção sindical foi incisiva e insistiu na cobrança da pauta financeira. “Nós já estamos em abril e o executivo municipal não se pronuncia, uma total falta de valorização com os Profissionais do Magistério, que além da defasada remuneração, são obrigados a trabalhar em condições indignas e vulneráveis, visto que as unidades de ensino não oferecem infraestrutura nenhuma para a comunidade escolar. 

Mais uma vez os professores cobraram a concessão das progressões horizontal e vertical, que de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV) deve ser efetivada no mês de abril. “Volto a dizer que direito estatutário não deveria fazer parte do debate da mesa, pois é um direito da categoria. Peço que o governo municipal seja adimplente”, salientou. O órgão informou que já encaminhou a solicitação à Semad e afirmou que a progressão vertical será concedida ainda neste mês de abril. Em relação ao benefício horizontal, será realizado pela SEMED o impacto no orçamento do município, visto que são quase quatro mil professores contemplados.

O Sindeducação também requereu uma reunião, em caráter de urgência, para tratar especificamente da situação das escolas da rede municipal de São Luís. “Hoje as condições estruturais das escolas são preocupantes, com problemas de ordem elétrica, hidráulica, de estruturação. O sindicato tem acompanhado em visitas semanais o quadro problemático das escolas da nossa rede. É preciso uma intervenção urgente para que mais problemas não aconteçam, defendeu o primeiro Secretário Geral do Sindeducação, professor Giorgio Lira. A Semed agendou o encontro para a próxima quinzena de abril.

foto 01

A direção do Sindeducação aproveitou a reunião de hoje para cobrar datas e prazos para as questões que foram acordadas na reunião passada, como a eleição direta para gestores escolares, a retomada imediata dos trabalhos da Comissão de Restruturação do Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos do Magistério (PCCV), regulamentação da hora atividade e da lotação dos professores.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 17 de abril, às 10h na sede da SEMED, onde o secretário se comprometeu a levar o resultado do impacto para a concessão do reajuste. Já no dia 19 de abril, a direção sindical vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária, às 08h na sede do sindicato, onde vai apreciar com a categoria os resultados da mesa de negociação e deliberar sobre os próximos passos.

“De acordo com a resposta do governo municipal vamos deliberar coletivamente, no dia 19 de abril, os passos que a categoria vai tomar”, finalizou a professora Elisabeth Castelo Branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.