O Sindeducação – gestão Renovar e Avançar na Luta – repudia com veemência o ato criminoso registrado, no último sábado (19), na UEB Rivana Berenice Braga, localizada no Barreto. De acordo com informações da polícia, um homem, ainda não identificado, invadiu a escola e roubou todos os pertences dos funcionários presentes. Os professores vivenciaram momentos de pânico.
A entidade sindical se solidariza com os companheiros vítimas da marginalidade e informa que tem cobrado, insistentemente, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inclusive por meio de ofício, o aumento do número de vigilantes nas dependências escolares e demais ações enérgicas e eficientes, que garantam a segurança nas escolas públicas de São Luís.
O episódio de sábado só evidencia a fragilidade da vigilância no ambiente escolar, bem como do policiamento no entorno das unidades de ensino. O cenário inseguro preocupa os pais dos alunos e assusta os educadores, que têm trabalhado temerosos.
Diante do fato, o Sindeducação requer das autoridades policiais a identificação e a devida punição aos bandidos que cometeram o arrastão dentro da UEB Rivana Berenice Braga. O Sindeducação reafirma que as cobranças à Semed continuam em prol da segurança e manutenção da ordem nos espaços escolares de São Luís.