UFMA: Jean-Yves Mollier abordará a cultura material escolar no Maranhão, em colóquio

Z7LFL8i1oApGTmt

Do portal UFMA

SÃO LUÍS – Nos dias 16 e 17 de abril, das 8h às 18h, ocorrerá o Colóquio Internacional “O transnacional, o nacional e o local na cultura material escolar no Maranhão para além dos manuais escolares e dos métodos de leitura”. O evento, que será realizado no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, no prédio CEB-Velho, é promovido pelos programas de pós-graduação em Educação da UFMA e da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica da UFMA e pelos Departamentos de Biblioteconomia e de Educação I e II, por meio do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras, e pela Embaixada da França no Brasil.

O colóquio contará com a presença do professor Jean-Yves Mollier, docente emérito de História Contemporânea na Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, onde dirige o Centro de História Cultural das Sociedades Contemporâneas. As atividades do evento são destinadas a alunos e professores de graduação em Pedagogia, Letras, Comunicação, Biblioteconomia, Artes, História, Sociologia e de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.

As inscrições podem ser feitas na sala do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed), no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

Sobre Jean-Yves Mollier

Mollier também é pesquisador internacionalmente conhecido pelas suas investigações sobre a história da imprensa, do livro, da edição e das práticas de leitura na França dos séculos XIX ao XXI. Entre seus livros publicados e traduzidos em diversos países, inclusive no Brasil, destaca-se: “O Dinheiro e as Letras”“História do Capitalismo Editorial”; “Imprensa e Poder na França do Século XX”; “Edição e Revolução”; “O Camelô — Figura Emblemática da Comunicação”; e “A Leitura e seu Público no Mundo Contemporâneo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *