Tem início o I Seminário de Educação Infantil do Sindeducação: O Empoderamento Profissional na Educação Infantil: teoria e prática.

foto sem 01

Hoje, 01 de junho, deu início o I Seminário de Educação Infantil Empoderamento Profissional na Educação Infantil: Teoria e Prática, realizado pelo Sindeducação, no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa.

O seminário será o primeiro de muitos eventos pedagógicos que o Sindeducação investirá para a qualificação profissional dos professores da Educação Infantil, visto que a categoria é formada por profissionais de alta competência, mas que são desvalorizados pelo poder público que não prioriza política de incentivo a formação continuada Sindeducação tem a responsabilidade e a preocupação de proporcionar aos educadores a motivação e o estímulo para o desenvolvimento da prática pedagógica.

Na abertura do seminário a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco falou da importância fundamental dos professores no processo de aprendizagem do aluno e da necessidade da formação dos profissionais da Educação Infantil.

“Mais uma vez o Sindeducação mostra a responsabilidade que tem com a categoria. Nesse momento tão precarizado da educação infantil sem nenhuma condição estrutural e pedagógica para o desenvolvimento da educação pública, o Sindicato traz nomes importantes para debater a educação infantil e melhorar a condição de ensino das nossas crianças”.

foto sem 02

O I Seminário da Educação Infantil começou as atividades com a apresentação musical A Fazendinha Maluca, onde os professores da UEB Recanto dos Pássaros encenaram a Peça inspirada na obra de Ziraldo emocionando e arrancando aplausos da plateia.

Logo em seguida a professora doutoranda Lia Fontelles (UFMA) apresentou a palestra A constituição do sujeito e o educador infantil: implicações necessárias, tendo como mediador o professor Doutor José Carlos de Melo (UFMA), onde explanaram da importância e reconhecimento de identificação dos alunos como protagonista do processo de aprendizagem.

A tarde o ciclo de palestras iniciou com a Mestranda Andrea Costa (FEUSP) com a temática Eixos de trabalho na educação infantil tendo como debatedora a Doutora Mônica Pinazza. A proposição da palestra teve o objetivo de mostrar as bases da educação infantil, no que constitui o trabalho do professor, o que vai nortear as escolhas e os eixos que vão ser utilizados.

Logo após, os profissionais da UEB Recanto dos Pássaros descontraíram o ambiente com a apresentação musical O sítio do Pica Pau Amarelo e as maravilhas de Lobato.

foto sem 03

Para encerrar o primeiro dia de atividades do I Seminário de Educação Infantil tivemos o relato de experiência da Implantação de Rotina Escola Municipal de Educação Infantil Professor Ignácio Henrique Romeiro, de São Paulo, coordenada pela professora Ana Maria Neimam e debatedora a mestranda Andrea Costa, onde foi possível conhecer as experiências realizadas na escola e o processo de mudança de comportamento nesse ambiente escolar.

Para a professora Célia Regina, foi um momento de inspiração e de repensar a educação infantil em São Luís. A partir do seminário, outras pessoas vão poder conhecer e ter contato com outros autores e novas dinâmicas. Eu espero que a partir do seminário os professores possam estudar mais, se qualificarem mais, conhecer e começar um processo de mudança na educação infantil. Mas logicamente que para isso acontecer é necessário que a Prefeitura de São Luís possa dar condições de trabalho, espaços escolares adequados, com bibliotecas, brinquedotecas e todo os materiais pedagógicos necessários para o bom andamento das aulas.

Para a professora Andrea Costa a iniciativa é de extrema importância. Um seminário como esse vem do desejo do Sindeducação de uma melhor percepção da realidade, de uma troca de experiência que vai melhorar o dia dos profissionais e das crianças dentro da sala de aula. A professora fez questão de frisar da importância de se começar, de plantar uma nova ideia e, mesmo que seja bem devagar, começar a fazer ações que com o passar do tempo e respeitando os espaços, essa ideia vai contagiar e se propagar.

foto sem 04

O I Seminário de Educação Infantil continua nos próximos dias, 02 e 03 de junho com palestras sobre a docência na Educação Infantil: A identidade profissional, proferida pelo Doutor José Carlos de Melo (UFMA) e mediada pela Doutora Mônica Pinazza (FEUSP). Teremos ainda a palestra que vai falar sobre a organização da rotina e do espaço escolar na Educação Infantil que vai ser proferida pela Doutora Maria Carmem Barbosa (UFRGS). Logo em seguida, depois do intervalo é a vez da doutora Mônica Pinazza palestrar sobre a Avaliação e monitoramento para uma melhor qualidade na educação infantil, tendo como debatedora a doutora Maria Carmem Barbosa. E encerrando o dia 02 de junho a palestra: As relações raciais na Educação Infantil e a formação docente proferida pelo doutor Acildo Leite da Silva (UFMA)

Para a professora Gleise Sales, Secretária de Assuntos Educacionais do Sindeducação esse é o momento dos professores se requalificarem, aprenderem novos processos e se empoderarem sobre a educação infantil.

“É necessário termos novos olhares sobre a educação infantil, repensar esse momento de extrema importância na vida da criança que ainda tão precarizada. Precisamos compreender a teoria e melhorar a prática na sala de aula e que depois desses três dias de seminário esse professor volte para a sala de aula com novas ideias e repensando todo o processo da educação e com isso quem vai ganhar são as nossas crianças”, defendeu a secretária de Assuntos Educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.