Sindeducação participa da última mesa temática para realização do PRÉ-ENE

Reunião acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro

O Sindeducação participou na tarde da quarta-feira, 31/10, da terceira mesa temática do Pré-Ene: “A educação infantil e a condição da mulher”. A discussão marca o último debate de preparação para a realização do Pré-Ene, que acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro de 2018, no Auditório do Sindicato dos Bancários, Centro.

A discussão abordou a insuficiência dos recursos para essa etapa da educação básica, a má distribuição dos recursos para as escolas públicas, em especial as creches, e o crescimento do investimento nas escolas comunitárias. Também tratou da questão do feminismo, que provocou o surgimento das creches, tendo em vista a inserção da mulher no mercado de trabalho, e educacional. Foram enfatizados ainda os desafios: a precariedade das infraestruturas educacionais, a dificuldade de se discutir uma proposta pedagógica, a valorização dos profissionais do magistério e a inclusão da educação infantil nos moldes de avaliação de largas escalas.

O Sindeducação está organizando em conjunto com entidades sindicais, estudantis e movimentos sociais, o III Encontro Nacional de Educação (III ENE), com o tema “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação”, que acontecerá em abril de 2019, em Brasília.

Seguindo a recomendação nacional, a Comissão Organizadora promoveu várias mesas temáticas antecedendo o PRÉ-ENE, que servirá de preparação para o III Encontro Nacional de Educação. “As mesas temáticas constituíram debates enriquecedores, tratando desde o financiamento da educação à educação do campo indígena e quilombola, assim como o protagonismo da mulher na sociedade”, declarou a professora Josidete Barbosa.

O objetivo do Encontro Nacional é fortalecer os movimentos sindicais e sociais que atuam na área da educação em defesa da educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada, para o enfrentamento da atual conjuntura política de ataques aos direitos sociais e, particularmente, aos direitos à educação.

O Sindeducação conclama todos os professores a participar do PRÉ-ENE, momento importante para fortalecer a discussão sobre a Educação e, assim, garantir a participação no III Encontro Nacional de Educação (ENE).

O quê?

PRÉ-ENE

Quando?

23 e 24 de novembro

Onde?

Auditório do Sindicato dos Bancários

Rua do Sol, Centro – São Luís

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *