Sindeducação parabeniza a todas as professoras da rede pública municipal de São Luís pelo Dia da Mulher

banner dia da mulher sindicato
Dia 08 de Março, é uma data histórica que marca as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, mas, sobretudo, é um dia de fazer memória das mulheres que ousaram desafiar um sistema patriarcal, machista, opressor e sexista, por convicção de liberdade. Companheiras enfrentaram truculência, violência e até a morte e nos deixaram um legado de força e determinação para continuar desafiando a opressão e sonhando, para todas as mulheres, uma sociedade com igualdade de direitos.

Nos dias atuais, vivemos um Brasil onde o governo golpista de Michel Temer, tenta de todas as formas retirar direitos conquistados historicamente pelos trabalhadores e trabalhadoras através de lutas forjadas com suor e sangue.

A cada dia, o projeto neoliberal que pretende vender o país ao capital estrangeiro, impede o acesso da classe trabalhadora à educação, saúde e segurança. A aprovação da PEC 95 (que congela investimentos por 20 anos em saúde e educação) e a reforma trabalhista que precarizou as condições de trabalho foram duros golpes na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Com muita mobilização, greves históricas e apoio incondicional das mulheres, conseguimos barrar a tentativa de aprovação da Reforma da Previdência que atingiria o conjunto da classe trabalhadora brasileira, reforma essa que se concretizada, aumentaria a exclusão feminina, a violência contra as mulheres, a fome e a criminalidade.

Diante de todo esse cenário, não podemos baixar a guarda. A mobilização é necessária para a manutenção de um pais democrático, em um ano onde as eleições se configuram como um momento essencial para a construção de uma nova mentalidade eleitoral.

Companheiras, é necessário mantermos a unidade e nunca desistir da luta. É essencial continuarmos acreditando que podemos construir um Brasil democrático, soberano e livre, onde as mulheres sejam as protagonistas de uma sociedade justa, sem desigualdades e isento de todas as formas de violência.

Todas essas mudanças perpassam pela Educação e nós educadoras, construtoras e difusoras do conhecimento, temos papel preponderante na construção dessa realidade.

A gestão Resistir, Lutar e Avançar nas conquistas do Sindeducação parabeniza todas as Professoras guerreiras da rede pública municipal de São Luís que continuam na luta porque acreditam na educação pública de qualidade e, que esta é um instrumento de cidadania e liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *