Sindeducação na luta pelos direitos das mulheres

IMG_0431

O Sindeducação participou na tarde desta quinta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, da Greve Internacional de Mulheres, com uma Caminhada pelo Centro da capital Maranhense que chamou a atenção da sociedade para a garantia dos direitos das Mulheres.

O evento foi organizado pelo Fórum Maranhense de Mulheres e teve a adesão das centrais sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, CSP Conlutas, NCST), sindicatos, partidos políticos, movimentos sociais e sociedade civil organizada. A caminhada teve concentração em frente ao Colégio Liceu Maranhense, percorreu as ruas do Centro de São Luís e finalizou na Praça Nauro Machado.

IMG_0563

Ao som de músicas de protestos, paródias e discursos inflamados as mulheres deram visibilidade a opressão que ainda sofrem, as várias formas de violência que todos os dias convivem e ainda a pequena efetivação da mulher na política. O momento serviu também para ratificar o retrocesso que é a Reforma da Previdência, que se aprovada, vai afetar diretamente a vida das mulheres e ainda o golpe perpetrado pelo capital estrangeiro, na figura do golpista Michel Temer.

Para a vice-presidente do Sindeducação, professora Josidete Barbosa, esse foi mais um importante momento de luta em defesa da vida das mulheres, contra o machismo, o feminicídio e em defesa dos direitos de todas as mulheres. Segundo a professora, as mulheres já avançaram em diversas frentes, mas essa reafirmação é necessária.

IMG_0581

Segundo a professora Mary Ferreira, do Fórum Maranhense de Mulheres, já são 38 anos de luta para dar visibilidade a causa das mulheres. E precisamos gritar por respeito, igualdade, menos violência e garantia dos nossos direitos.

Já a secretária de assuntos educacionais do Sindeducação, professora Gleise Sales, disse que o debate sobre os direitos das mulheres é de fundamental importância. “Temos uma categoria formada por mais de 90% de mulheres e sabemos das dificuldades enfrentadas por todas nós no chão da escola. Não estamos nas ruas lutando apenas pelas nossas vidas, pela nossa segurança. Também lutamos pela valorização profissional, que perpassa por condições de trabalho e salários dignos.

IMG_0425

“Nesse 08 de março, dia histórico que marca as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, a nossa homenagem vai para todas as professoras que com muita bravura vem transformando a educação do município de São Luís. Agora, precisamos manter a unidade para seguir com a luta e avançar nas conquistas”, disse a professora Elisabeth Castelo Branco, presidente do Sindeducação.

IMG_0556 IMG_0457IMG_0505IMG_0579

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *