Sindeducação lança cartilha de prevenção e repressão ao assédio moral

O Sindeducação lançou, nesta sexta-feira, 21, o Manual de Postura Funcional do Profissional do Magistério: prevenção e repressão ao assédio moral. A versão online da cartilha já está disponível no site do sindicato. A partir da próxima semana, a diretoria sindical realizará a entrega do manual para os professores filiados nas escolas da rede municipal.

“A cartilha é uma fonte de informação para o professor, que visa prevenir e combater a política de assédio moral dentro dos espaços escolares. O material foi desenvolvido a partir de denúncias recebidas pelo sindicato, além de outras situações constatadas, e apresenta orientações importantes aos profissionais do magistério de como proceder em casos de conflitos. O assédio moral é crime e atenta contra direitos fundamentais do ser humano, por isso, denuncie!”, enfatizou a presidente do Sindeducação, profª Elisabeth Castelo Branco.

Veja a cartilha aqui.

Apresentação

Os profissionais do Magistério de São Luís sofrem, todos os dias, as consequências do constante desrespeito e
desvalorização patrocinados pelo Governo Municipal, que insiste em culpar a categoria pelos problemas históricos
existentes na Rede de Ensino. Muitas são as cobranças e quase nada é oferecido em contrapartida pelo ente municipal, no intuito de valorizar a Educação Pública e as condições de trabalho dos educadores.

Nas greves, direito constitucional do trabalhador, e nos períodos de reposição de aulas, o educador sofre perseguição e assédio moral promovidos por gestores que reproduzem a repressão antissindical e trabalhista orquestrada pelo governo municipal. Fora isso há uma pressão individualizada sobre os profissionais, que ocorre diariamente nas escolas. A categoria não pode, em nenhuma situação, ficar calada diante da opressão e repressão de gestores aos direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores que nos antecederam.

Diante dessas problemáticas, o Sindeducação organizou o presente Manual que objetiva orientar e instruir os profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal, com informações sobre direitos, deveres e providências em caso de conflito no local de trabalho. O Manual foi preparado com perguntas e respostas que esclarecem diversas
situações vividas, diariamente, pelos profissionais, entretanto, não tem a pretensão de esgotar tema. O objetivo principal é sensibilizar e orientar o servidor acerca dos seus direitos, e quais providências adotar em caso de ofensa aos mesmos.

CARTILHA ASSÉDIO MORAL SINDEDUCAÇÃO

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *