Programação especial marca o Dia do Aposentado no Sindeducação

IMG_5192O Sindeducação vem ao longo desses quatro anos construindo uma política de valorização e reconhecimento do trabalho já realizado por esses bravos educadores. Através de ações efetivas, a entidade sindical promove durante o ano atividades de socialização que garantem integração, bem-estar e lazer aos aposentados.

Em homenagem ao dia 24 de janeiro, que é celebrado o Dia Nacional do Aposentado, o Sindeducação preparou uma programação especial com palestras, oficina de arte e degustações.

Na terça-feira, 24, foram realizadas duas palestras com assuntos de grande relevância, sendo as temáticas: “O sentido da vida na terceira idade”, com a psicóloga, Rosangela Melo de Almeida e “Alimentação na 3ª idade”: O equilíbrio da saúde do corpo e da mente, ministrada pela nutricionista Érika Luiza Marinho.

“O evento está recheado de atrações importantes. Houve uma preocupação muito grande da presidente do sindicato de buscar profissionais especializados para atender às necessidades do grupo”, expôs a secretária dos aposentados do Sindeducação, professora Mary Lourdes.

IMG_5007

IMG_5068

A vice-presidente, professora Josidete Barbosa, também avaliou de forma positiva o primeiro dia. “O encontro está sendo maravilhoso, superou as expetativas na questão das atividades; eles se envolveram e participaram ativamente da programação”, disse.

Com o tema: “O sentido da vida na terceira idade”, a psicóloga Rosangela Melo explicou que o primeiro passo é “se encontrar”, dedicando seu tempo a algo que proporcione alegria e satisfação. Acentuou ainda, que o processo de aceitação dessa fase é essencial para garantir a saúde emocional e física.

IMG_5030

Na segunda palestra do dia, os aposentados aprenderam sobre hábitos alimentares saudáveis. Com o foco na conscientização da importância do nutrimento benéfico na terceira idade, a nutricionista, Érika Luiza Marinho enfatizou que “se você não comer bem, você não viverá bem. Uma dieta rica e equilibrada em vitaminas, proteínas, fibras, cálcio, em horários certos, pode ajudar na prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida”, pontuou a nutricionista. Além das explanações, os aposentados participaram de uma dinâmica, em que demonstraram as suas habilidades para preparar um lanche saudável.

IMG_5111

IMG_5118

7

8

Para a professora Natividade, o evento proporcionou conhecimento. “Muito bom. Aprendi muitas coisas novas. O bom de ser aposentado é ser livre, aproveitar a vida, depois de mais de 30 anos de serviço”, enfatizou a professora.

A avaliação do professor José Henrique Jansen Pereira também é positiva. “Gostei bastante da palestra da nutricionista. Me sinto valorizado no Sindeducação; é notório a dedicação da direção sindical, que faz questão da nossa participação nos eventos, não é apenas para um grupo fechado, mas para todos”, frisou o aposentado.

A presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco destacou a importância desse evento. “Hoje colhemos os frutos da luta desses educadores que estão aposentados, e é por isso que a entidade sindical tem grande  carinho e respeito por esses heróis. Esse é mais um encontro organizado com dedicação e responsabilidade, trazendo assuntos importantes para o conhecimento deles; alertando para os benefícios da alimentação saudável na terceira idade, e também falamos de motivação, expondo que essa fase é só mais uma etapa da vida e não o fim, e nem o limite, ainda há muito o que se fazer neste novo ciclo”, concluiu.

1

IMG_5201

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *