Professores: os Guerreiros da Educação que fazem da luta um ensinamento de vida

SINDEDUCAÇÃO DIA DOS PROFESSORES WEB

Mestre de todos os mestres, eles são os guardiões do conhecimento e os guias nessa árdua empreitada do saber. Ser professor, não é exercer uma profissão, é um papel supremo de transferência e doação de sabedoria, que servirá de alicerce para que o aluno construa o seu caminho dentro de uma sociedade, se tornando um ser crítico e um agente social preparado para edificar uma sociedade melhor, com oportunidades e sem desigualdades.

IMG_3066
IMG_3087

Como mediador da aprendizagem, o educador participa ativamente na mediação do aprender, estimulando os seus alunos pela busca de novos saberes. Os professores da rede pública municipal de São Luís lidam com crianças e adolescentes de realidades diferentes, equilibrando o papel de docente, psicólogo, sociólogo e amigo, se tornando, em muitos casos, um ponto de apoio e segurança para aqueles alunos que enfrentam dificuldades econômicas, sociais e familiares.

Dentro dessa complexidade social, o Professor desenvolve um trabalho extraordinário e, muitas vezes, assume uma responsabilidade que vai além da sua competência profissional, visto que a função de educar é uma ação que exige a participação efetiva da família, uma vez que à mesma compete a transmissão de valores morais. Infelizmente, essa integração é viciosa e acaba sobrepondo ao professor essa finalidade.

No processo ensino e aprendizagem, o desempenho do professor no desenvolvimento do magistério é de alta carga valorativa, visto que as problemáticas são alarmantes e prejudiciais a efetividade de uma Educação Pública de Qualidade.   O abandono, o desprezo e a falta de investimento da prefeitura em políticas públicas educacionais negligenciam o direito dos alunos e também do professor, uma vez que o corpo escolar convive em ambientes insalubres, deteriorados; falta de material didático e pedagógico; sem condições básicas com a ausência de lâmpadas, cadeiras, ventiladores, quadro, água, dentre outros.

A luta dos professores em prol da garantia de direitos vai além da sala de aula, concernente ao investimento na valorização dos profissionais do magistério com melhores condições laboral, remuneração compatível ao grande trabalho realizado por estes profissionais, suporte de materiais pedagógicos e o incentivo de formação continuada. Essa trajetória de luta por direitos é um capítulo marcante da história dos Guerreiros da Educação, que mantém coragem, garra e resistência diante do desrespeito do poder público.

greve 1

Em 2014, os bravos guerreiros ocuparam a Prefeitura de São Luís por 23 dias ficaram acorrentados à perseverança e à esperança de que quem sabe faz a hora não espera acontecer e, a hora era de enfrentamento, de renúncia e de coragem. Vale frisar a presença marcante das mulheres que deixaram os seus lares para fazer frente neste marco histórico, as mães que levaram seus filhos e as esposas que foram ombreadas com seus maridos; todos, unidos em um só propósito, em uma só luta.

foto 3IMG_0608

Nos anos de 2016 e 2017, o embate foi, novamente, necessário e os professores não fugiram à luta. Em agosto deste ano, o governo municipal permaneceu negando direitos aos educadores, e eles corresponderam com mais uma greve, visto que a administração pública preferiu encerrar o diálogo e declarar a inviabilidade de concessão do reajuste salarial, sem apresentar a real situação orçamentária da pasta Educacional.

O Sindeducação mobilizou a base para o enfrentamento. O poder executivo respondeu, mais uma vez, com desprezo às reivindicações dos professores, que mostram a força classista e ocuparam o prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conseguiram pressionar o governo municipal.

IMG_0598

foto 1

Esses são só alguns fatos históricos da luta, pois o que não falta nos capítulos dessa narrativa é a garra, determinação e ousadia dos Guerreiros da Educação. E, neste dia 15 de outubro, DIA DO PROFESSOR, o Sindeducação homenageia a todos os professores da Rede Pública Municipal de São Luís, pela competência, pela responsabilidade pelo qual desenvolvem o magistério e pelo compromisso de lutar por uma Educação Pública de Qualidade.

Parabéns, aos professores que são verdadeiros Guerreiros da Educação.

Momentos Históricos Professores!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *