Premiação do I Concurso Literário foi destaque na IV Festa do Educador

 

Professou

A primeira edição do Concurso Literário do Sindeducação foi um sucesso. O Sindeducação premiou os vencedores, em grande estilo, durante a IV Festa do Educador, que aconteceu no sábado, 11 de novembro, no Centro de Convenções – UFMA.

O projeto “ProfesSou” teve como objetivo estimular os professores a contextualizar a prática docente através de texto literário e poético destacando sua vivência em sala de aula bem como os aspectos positivos e negativos no exercício da profissão. “ A escolha do tema foi pertinente, tendo em vista as dificuldades e experiências vividas no ambiente escolar, relatando as mazelas que a educação pública municipal vem sofrendo atualmente. Todo esse cenário nos faz refletir e repensar em que práticas políticas e pedagógicas a educação deve alicerçar-se, sendo muitas vezes através da profissão de professor que podemos mudar esse contexto educacional que está tão decadente e esquecido por parte do poder público. Enquanto profissional, o professor tem grande responsabilidade com a educação, pois dele vem a esperança de muitos sonhos a serem realizados através do ensino”, explicitou a secretaria de Assuntos Educacionais, professora Gleise Sales.

A Comissão examinadora foi composta por professores e escritores do município de São Luís, sendo Dorinha Marinho, Jose Carlos de Melo e Natinho Costa Fênix (veja o currículo no site do Sindeducação). Os critérios de avaliação dos textos foram analisados no desenvolvimento do tema por criatividade, originalidade e contextualização e pontuados de 0 a 10.

Professou 01

Apesar de várias produções extraordinárias, somente cinco textos seriam contemplados com a premiação. O primeiro lugar foi para a professora Ivanise de Paiva; 2º lugar, Alcilene de Sousa Costa; 3º lugar, Bernardo da Costa Oliveira; 4º lugar, Dulcineia Sousa do Carmo; 5º lugar, Jocilene Silva Pereira.

O projeto foi mais uma iniciativa do Sindeducação, por meio da Secretaria de Assuntos Educacionais, em prol do reconhecimento da competência dos grandes profissionais do magistério da rede pública municipal de São Luís. O concurso literário integrou a programação especial promovida pela entidade sindical em homenagem ao mês do professor, como forma de exaltar o valoroso trabalho desenvolvido pelos bravos guerreiros da Educação.

Professou 02

Para a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Ribeiro Castelo Branco, o I Concurso Literário superou as expectativas. “ Fiquei muito feliz com a participação de todos os professores. Para nós, enquanto entidade sindical, é um projeto que marca o nosso diferencial, visto que o sindicato não é só uma esfera de luta por direitos, é também um espaço para valorizar o professor em sua essência profissional, buscando destaque e o reconhecimento da grande importância desses profissionais em nossa sociedade”, salientou a presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *