OPORTUNIDADE | Abertas inscrições para o Mestrado Profissional em Educação

Inscrições para o Mestrado seguem abertas até o dia 21 de dezembro

O Sindeducação informa aos educadores da Rede Pública Municipal de São Luís que estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). As inscrições seguem até o dia 21 de dezembro de 2018.

O curso de Mestrado Profissional em Educação é aprovado pela Resolução nº 1272/2017-CEPE/UEMA e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes). Tendo como foco a educação básica, o curso destina-se aos egressos de cursos de licenciatura, professores da educação básica, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores escolares e de sistemas de ensino, públicos e privados, interessados na área de educação, que desejam aprimorar e ampliar os conhecimentos nessa área, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

O curso terá duração máxima de 24 meses e mínima de 18 meses, respeitando o calendário de oferta de disciplinas, divulgado durante o período de matrícula. Ele funcionará de segunda a sexta-feira, no turno matutino e terá duas linhas de pesquisa: Gestão educacional e escolar e Formação de professores e práticas educativas.

VAGAS – Serão ofertadas vinte vagas para este processo seletivo, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. Duas vagas, denominadas institucionais, serão destinadas aos docentes e técnico-administrativos da UEMA, em conformidade com a Resolução nº 1243/2017-CEPE/UEMA.

Os candidatos à vaga institucional participarão do processo seletivo e, se aprovados, serão classificados em lista específica de vaga institucional. Se, porventura, não forem preenchidas as vagas institucionais disponíveis, estas, a critério do Colegiado do Curso, poderão ser preenchidas por candidato aprovado e classificado como excedente na listagem geral.

INSCRIÇÕES – As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação, no prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), localizado na Cidade Universitária Paulo VI (Avenida Lourenço Vieira da Silva, nº 1000, Bairro Jardim São Cristóvão, CEP. 65055-310, São Luís, Maranhão – MA), de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h, no período de 22 de novembro de 2018 a 21 de dezembro de 2018.

Os candidatos de fora do município de São Luís poderão efetuar suas inscrições por via postal, exclusivamente por SEDEX, com AR (aviso de recebimento) para o endereço acima citado e com postagem até a data final da inscrição, 21 de dezembro de 2018, não se responsabilizando a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação por eventuais atrasos, pelos Correios, na distribuição da correspondência, de que redundem em prejuízo ao interessado.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 150,00. O processo seletivo é composto de quatro etapas: homologação das inscrições (eliminatória); prova escrita (eliminatória); defesa do projeto de pesquisa (eliminatória); e análise do currículo e prova de proficiência em Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), etapa essa de caráter classificatório.

Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente da pontuação obtida em todas as etapas, sendo o resultado final o somatório das notas obtidas nas seguintes modalidades: prova escrita, defesa do projeto e avaliação do currículo, no limite das vagas disponíveis. Só serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média não inferior a 7,0 (sete).

Os demais classificados serão listados em ordem decrescente, ficando passíveis de convocação, caso não haja preenchimento de vagas pelos aprovados e classificados, ou se houver desistência de algum candidato classificado entre as vagas oferecidas para o 1º Período do Curso. O início das aulas está previsto para março de 2018. O edital completo está disponível neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *