FORMAÇÃO | Seminário dos Anos Iniciais será aberto nesta quarta-feira (8)

Com a palestra “A Inteligência Emocional como Ferramenta na Gestão de Sala de Aula”, proferida pelo coaching Igor Fagner, o Sindeducação abre oficialmente, nesta quarta-feira, dia 8, às 19h30, na Associação Comercial do Maranhão, o seminário “A Práxis Pedagógica no Novo Cenário Político Educacional: entre o ideal e o real”. O evento, que será realizado no período de 08 a 11 de maio, vai discutir o contexto político, práticas pedagógicas e a saúde física e emocional dos docentes. 

O seminário busca valorizar o profissional da educação, agregando e atualizando os conhecimentos, a fim de aperfeiçoar a gestão em sala de aula. Cerca de 300 educadores se inscreveram para o evento promovido pelo sindicato.

O sindicato preparou uma programação diversificada, com palestras, debates e mesa-redonda. Entre os palestrantes, especialistas em pesquisas nas áreas de Política, Sistemas Educacionais, Matemática, Cultura, História, Relações Étnicas, Inovação e Tecnológica na Educação, dentre outros.

O seminário acontecerá na Associação Comercial do Maranhão, Centro Histórico de São Luís, e vai ter a participação da Doutora Cacilda Rodrigues Cavalcanti – pedagoga e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Cacilda é Doutora em Educação pela UFMG, com estágio Doutoral na Universidade de Colônia, na Alemanha.

professor João Bottentuit Jr., também é um dos palestrantes. Graduado em Pedagogia pela FACAM, é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – UMINHO, e professor do Departamento de Educação II da UFMA.

A Doutora em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, professora Joelma Reis, é graduada em Pedagogia pela UFMA e leciona no Programa de Pós-Graduação Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB. A docente é coordenadora do Projeto de Extensão “Entrelinhas: Alfabetização dialógica”, e possui vasta experiência na área de Educação, atuando, principalmente, em temas como alfabetização, leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Os palestrantes Carlos Eduardo Penha Everton, professor de História do IFMA e mestre em História, Ensino e Narrativas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Gilvan Azevedo, docente do IFMA, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFMA; Acildo Leite da Silva, Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense, e coordenador Institucional do Pibid/CAPES/UFMA, com experiência na área de Educação e temas como história da educação e práticas educativas de cativos e libertos no período colonial, Política educacional, história oral e memória e Cultura Afro-brasileira, Educação e Relações Raciais; também participarão do evento.

Professor da Universidade Federal do Pará, Genylton Rocha, é Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela UFPA. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, e também já confirmou presença no seminário.

Os professores Raimundo Brandão e José Carlos de Melo também proferirão palestras no encontro promovido pelo Sindeducação. Brandão é graduado em Engenharia Agronômica pela UEMA, e possui Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, e tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Metodologias de Ensino de Matemática; já Carlos de Melo, é Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, docente da UFMA, e tem experiência na área de Educação, com ênfase Educação Infantil, Psicologia da Educação, Currículo, Docência no Ensino Superior, Educação Ambiental e Prática Docente.

SERVIÇO:

O QUÊ? Abertura do Seminário A Práxis Pedagógica no Novo Cenário Político Educacional: entre o ideal e o real;

DATA: 08 de Maio de 2019;

HORA: A partir das 19h30;

LOCAL: Auditório da Associação Comercial do Maranhão, Centro Histórico da Capital.

Confira a PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *