FORMAÇÃO | Professores da Rede Pública Municipal de São Luís participam da conclusão do Curso de Extensão de Matemática

O Sindeducação, por meio da Secretaria de Assuntos Educacionais, realizou o encerramento da atividade do Curso de Extensão “Aprendendo Matemática: Ensinando com qualidade” no último sábado (26), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão –UEMA/PROFMAT. O curso teve uma duração de seis meses, com o desenvolvimento de práticas metodológicas lúdicas e diversificadas, visando a troca de experiência e a práxis docente.

Os professores apresentaram as sequencias didáticas desenvolvidas de acordo com o conteúdo programático do curso: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma, tratamento da informação.

As metodologias didáticas dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e propostas de intervenção pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino, também foram abordadas ao longo do curso. Para o coordenador do curso do Mestrado Profissional de Matemática – PROFMAT, professor Dr. João Coelho, os debates vão contribuir com a qualidade científica e, consequentemente, desmitificar a complexidade do ensino de matemática. “Dessa maneira, o professor vai conseguir fazer a diferença, dando mais ênfase aos conteúdos de matemática, melhorando a qualidade de ensino da Rede Pública”, destacou o professor.

PRIORIDADE – A formação dos professores da Rede Municipal também é uma das prioridades do Sindeducação, que investe em cursos de formação, seminários, plenárias, mesa de debates, etc, contribuindo assim para ampliar o conhecimento e empoderar os professores.

“A Secretaria de Assuntos Educacionais se preocupa com a qualificação pedagógica dos docentes, e prioriza uma formação que aprimore e atualize as práticas docentes”, ressaltou professora Gleise Ingrid Sales.

“O sindicato é uma instituição com objetivos políticos e sociais, não só luta por direitos, busca também proporcionar momentos de formação para aqueles que possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem. “É uma forma de contribuir com categoria, que possui compromisso com a educação e que batalha todos os dias para transformar a realidade da Educação ludovicense”, destacou a presidente do Sindeducação, professora Elisabeth Castelo Branco.

A presidente reafirmou o compromisso com os professores e anunciou que em breve será divulgado outras parcerias, com a programação de mais cursos de formação.

DEPOIMENTOS – Os professores participantes opinaram sobre a realização do curso de extensão pelo Sindeducação.

Para o professor Domingos Ribeiro, da UEB Rosilda Cordeiro, Quebra Pote, “o curso preencheu uma lacuna na nossa formação. Tudo que aprendi aqui eu levo para sala de aula, e os resultados foram os melhores, a motivação dos meus alunos, a vontade deles de aprender”, frisou.

“Para mim foram meses de muita aprendizagem, onde pude melhorar minha prática pedagógica. Devemos sempre estar abertos a mais conhecimento”, lembrou professora Mônica Fernanda, da UEB Alberto Pinheiro.

“Achei de extrema importância a convivência com outros colegas de profissão. Aqui trocamos experiências, saberes, e aprendemos com isso. Ou seja, quem ganha são os alunos, os professores e a educação ”, destacou professor Francisco Costa, lotado na UEB Hortência Pinho.

“As dificuldades nas escolas são muitas, como falta de estrutura, recursos para desenvolver uma aula e também ausência de formação pedagógica. Na contramão das dificuldades encontradas no cotidiano escolas, a iniciativa da entidade sindical em ofertar esse curso foi muito importante, pois nos motivou e me fez sentir  valorizada”, destacou a professora Flor de Cássia, da UEB Camélia Costa Viveiro e UEB Rubem Almeida.

1 comentário

  • Valderlândio de Araújo Pontes disse:

    A direção do Sindeducação e a coordenação do Profmat Uema estão de parabéns pela iniciativa. Sou egresso da primeira turma do Profmat Uema e tive a oportunidade de ministrar uma aula sobre materiais concretos neste Curso de Extensão. Foi uma experiência muito boa e fiquei muito feliz em ver a qualidade dos trabalhos apresentados durante o WorkShop do último dia 26. Os professores da rede municipal, também, estão de parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *