Delegado nas campanhas

SINDEDUCAÇÃO: UMA ORGANIZAÇÃO DEMOCRÁTICA, AUTÔNOMA E INDEPENDENTE

 

O Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís, SINDEDUCAÇÃO, fundado em XXX, é uma entidade sem fins lucrativos que organiza e representa os profissionais do magistério do ensino público do município de São luís a ele filiados: docentes, coordenadores, supervisores gestores educacionais e trabalhadores da educação. Tem por finalidade defender os direitos individuais e coletivos dos que representa, inclusive nas instâncias judiciais e administrativas.  Por seu caráter representativo, tem como instância máxima de deliberação a assembleia geral dos associados. É organização sindical, democrática, autônoma e independente que constrói suas decisões a partir dos debates realizados nos locais de trabalho e pelo voto da maioria.

A afirmação de que a defesa dos direitos individuais e coletivos da categoria é realizada a partir do estatuto que rege os princípios do sindicato e das deliberações aprovadas pela maioria, o que não elimina a existência de conflitos. São várias as oportunidades em que o conflito entre o interesse da maioria e o da minoria ou individual se expressa.

Sobre estas questões, houve a discussão e aprovação pela maioria em assembleia que escolhessem um representante por cada unidade de ensino e por turno, para que possamos debater efetivamente diante das opiniões da coletividade. Há um clamor para que se cumpra o decidido coletivamente, desde que atenda individualmente a cada um e a todos.

Isso nem sempre é possível, porque a aprovação por unanimidade depende de consenso absoluto. Sabe se que isso pode ser impossível. Ainda há também aqueles que, por desconhecerem aposição do sindicato, cobram posições exatamente contrárias ao aprovado pela categoria.

Não são poucos os associados que, ao mesmo tempo em que dizem ser contra exigem que o sindicato discuta critérios, lute por maior valor e que nenhum desconto ocorra. Este exemplo também deixa claro que somos uma categoria que se organiza em sindicato, toma decisões pela maioria, mas não deixa de ter conflitos e contradições entre o decidido e a consequente ação, que levam às cobranças e julgamentos imprecisos do sindicato e de sua Diretoria.

O SINDEDUCAÇÃO representa seus associados, defende e luta pelo que é decidido pela maioria no que se refere às políticas geral e específica. O conhecimento de seu programa, portanto, é extremamente importante para todos os associados que, na linha de frente, tenham seus representantes por local de trabalho. O objetivo deste projeto é que se amenize os conflitos colocando a disposição da categoria os representantes delegados sindicais. Para que os profissionais do magistério tenham informações sobre a nossa história, conquistas, reivindicações em todas as políticas do sindicato.

Cada representante delegado, muito poderá fazer no esclarecimento, formação, organização e mobilização da categoria em seu local de trabalho.

Portanto, é importante a eleição dos delegados em cada unidade de ensino para que os profissionais do magistério construam debate, discussões e decisão para e pela categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *